Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe desde o 2ª Período de 2021/2022

2. Área aproximada da horta (m²):

8

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

OCEPE

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas, principalmente no inicio do ano letivo.
Oferta de sementes; oferta de complemento de ingredientes para a receita da sopa; Compra de ervas aromáticas na feirinha da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Doação de cabazes a associações solidárias (ESTAR)
Criar, na escola, uma área verde, produtiva p consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológico
Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas.
Estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Faz parte das tarefas semanais das turmas, de forma rotativa entre os alunos

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita pelos adultos, utilizando composto natural (Resialentejo)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas consoante a época do ano e ervas aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Doação de cabazes a associações solidárias (ESTAR), refeitório da escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Semear e plantar; tirar erva; regar;
3 vezes por semana e de forma rotativa os alunos tratam da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopa de legumes, com ingredientes da horta e outros doados pelos pais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos decalcaram folhas que recolheram, no espaço da horta e noutros, e escreveram poesias nessas folhas.
No final construímos uma árvore de poesia, na biblioteca escolar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi feito um espantalho, com materiais reutilizados, para embelezar a horta.

15.1. Link para a página da horta: