saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Dois anos (letivos)
2. Área aproximada da horta (m²):
10 metros quadrados aproximadamente
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
não se aplica
3.3. N.º de alunos envolvidos:
45
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na contribuição com novas plantas e no escoamento de produtos sempre que necessário.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As crianças aprenderam a identificar alguns legumes, como se plantam ou semeiam, como crescem, como se cuidam, o que necessitam para crescer e como são importantes na nossa alimentação.
A família / comunidade contribuiu para valorizar estas aprendizagens nas crianças, assim como o facto de não se usarem adubos ou outros produtos. Também no consumo as famílias contribuíram para que as crianças fossem provando os legumes cultivados que eram cozinhados em casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta, retirar de ervas daninhas, rega, cultivo de novas plantas, colheita de legumes, retirar de folhas secas ou plantas danificadas e colocar no compostor, foi sendo feita com as crianças dos dois grupos, em pequenos grupos alternadamente. Semanalmente um pequeno grupo de crianças escolhia a tarefa de cuidar da horta o que ia fazendo diariamente consoante as necessidades com o apoio do adulto.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente funcionários da Junta de Freguesia limparam, removeram/cavaram o solo e no presente ano letivo não colocaram estrume por ter sido colocado no ano letivo anterior.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existe um compostor no jardim onde são depositados os verdes como cascas de fruta (exceto citrinos), restos de saladas não temperadas, folhas danificadas da hortas, folhas de árvore, ervas retiradas da horta ... e os secos como folhas secas, caruma, borras de café.... Os verdes e os secos são depositados em camadas alternadas havendo o cuidado de a ultima camada ser de secos para evitar a concentração de mosquitos ou outros insetos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves portuguesas, flor, galega, roxa, nabo, tomate chucha, cherry, curgete, alho francês, cebola, broculos, morangos, beterraba, beringela, espinafres.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Não registado.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo no jardim (tomate cherry, morango).
Troca com as famílias por donativos para adquirir novas plantas
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As crianças foram recolhendo água da chuva que depositavam em dois depósitos com torneira. Sempre que era necessário regar gastavam a água depositada e só quando não havia é que utilizavam a água da torneira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Quando os legumes estavam capazes para colher, eles eram colhidos com as crianças e colocados em recipientes na entrada do Jardim de Infância para que os pais pudessem escolher com as crianças e levar.
Atividade 2:
Descrição:
Numa perspectiva de aquisição de conhecimentos sobre os legumes plantados, o seu desenvolvimento, cuidados necessários, utilização na nossa alimentação, entre outras questões que iam colocando, os grupos deslocavam-se á horta com a educadora para observar, questionar e aprender.
Atividade 3:
Descrição:
Degustação de morangos e de tomate cherry.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta possibilitou às crianças a observação, identificação e reconhecimento de algumas espécies de insetos que se relacionam diretamente com este tipo de cultivo de legumes.
15.1. Link para a página da horta: