Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB Vale S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os pais ficam contentes com a preocupação dos filhos e tentam ajudar em tudo aquilo que é pedido.Sempre que necessário, pedimos à Junta de freguesia para remover as ervas daninhas e mato para podermos trabalhar com algumas condições. Enquanto tivermos esta cooperação, a horta continuará a ser privilegiada no espaço.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nos concursos, quando pedimos às crianças para desenharem a horta, há um prémio para aqueles que se empenham mesmo e ficam agradados.
Relativamente às aulas na horta, é a atividade que mais adoram, dão ideias, participam com mais entusiasmo nas atividades.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
2- Com legumes fizemos queques saudáveis
3- Cada criança era responsável por colocar os legumes na sua forma
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
O pão que foi confecionado na sala depois de virmos da horta.
Visita ao moinho existente em S. Cosme
A apanha de castanhas na casa de uma avó.
Trabalhos realizados pelas crianças com as famílias sobre o magusto.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Procuramos proporcionar à criança conhecimentos fundamentais para que eles desenvolvam a sustentabilidade no Planeta Terra. Daí criarmos atividades sempre inovadoras que vão ao encontro dos interesses das crianças.
15.1. Link para a página da horta: