Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

11

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas participam, mas estudo do meio participa mais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

99

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participam na maioria das atividades relacionadas com a horta e em todas as atividades de sensibilização. A Associação de Pais ajuda na divulgação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos comem a maioria dos legumes cultivados na nossa horta, no refeitório da escola. Sempre que há excedentes fazemos feirinhas onde os pais e outros familiares podem comprar esses legumes biológicos. A horta proporciona aos alunos um maior contacto com a terra e com uma agricultura biológica e sustentável. Também os sensibiliza para a compostagem e para a importância da reciclagem. Este ano semearam girassóis que depois de germinados levaram para casa. Os pais enviam fotos para alunos, professores e funcionários poderem acompanhar o desenvolvimento dos girassóis. Uma mãe ofereceu morangueiros para plantarmos na horta e outros para serem plantados em vasos para posteriormente serem levados para casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem quatro alunos responsáveis pelas várias monitorizações nas diferentes áreas. Cada semana uma turma é responsável por verificar o que é preciso fazer na horta. Quando é preciso fazer alguma manutenção as tarefas são repartidas pelos alunos dessa turma. Todos os alunos gostam muito de participar nas tarefas da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi lavrado em janeiro e como fertilização foi utilizada a compostagem. Quando surgem ervas daninhas são arrancadas pelos alunos, professores e funcionários da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas da fruta e folhas velhas ou estragadas de alguns legumes utilizados na confeção das refeições da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano tivemos na horta: cenouras, favas, ervilhas, nabos, couve-flor, brócolos, alface, pepinos, courgettes, pimentos, tomateiros, feijão, salsa, beterraba roxa, alho-francês, couve galega, abóboras, chuchu, morangueiros, batatas, girassóis, salsa e milho das pipocas.
Nos canteiros das aromáticas temos: salsa, salvia, alecrim, segurelha, tomilho, tomilho limão, segurelha, cebolinho, cidreira, poejos, hortelã-pimenta, hortelã vulgar, hortelã-mourisca, cidreira e celidónia.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

60 kg (não pesámos nada, vamos colhendo e consumindo ou vendendo aos pais)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São consumidos no refeitório da escola e os excedentes são vendidos aos pais ou familiares de alunos, professores ou vigilantes.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na primavera foi feita por pé, mas a partir de meados de junho começou a ser feita por expressores, para não se desperdiçar tanta água nos regos. No próximo ano, gostaríamos de implementar o sistema de rega gota-a-gota se o município nos ajudar a adquirir algum do material.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização de pragas e doenças é feita. Essa monitorização é feita semanalmente. O grupo dos 4 alunos responsáveis nessa semana pela horta, acompanhados pelo professor titular da turma, verificam se as plantas não têm pragas ou alguma doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola. Este ano realizámos duas feirinhas na escola. Esteve envolvida toda a
comunidade escolar. A organização da feira foi feita por alguns alunos e professores. Nesta feira
são vendidos os legumes que não são utilizados no refeitório da escola. Alguns alunos estão na
feirinha a fazerem as vendas. É uma atividade que agrada muito aos alunos e aos pais. É uma
forma de os pais ou outros familiares poderem comprar produtos biológicos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos. Algumas das sopas e saladas confecionadas na nossa escola são com os legumes produzidos na nossa Horta-Biológica. Os alunos gostam de saber que estão a comer os legumes produzidos por eles. São os alunos que colhem os legumes e os levam à cozinha para serem confecionados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta. Sempre que havia um tema que estivesse ligado à horta e o estado do tempo o permitisse as aulas eram dadas na horta. Os alunos gostam muito de ir à horta e de aprenderem coisas sobre as plantas e os animais da horta. Outras vezes, trouxemos a horta para a sala. Fomos à horta plantar girassóis e morangueiros que depois cuidamos diariamente na sala de aula. Também fizeram insetos que podemos encontrar na horta em plasticina.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano também semeámos e plantámos algumas flores para atraírem insetos polinizadores. Incutimos aos alunos a importância que os insetos amigos da horta têm para o equilíbrio dos ecossistemas. Para a maioria dos alunos, a horta e o “Jardim dos Aromas” são lugares que os cativam muito e que segundo eles, são lugares cheios de magia.

15.1. Link para a página da horta:

As publicações são feitas na página de Facebook da escola. https://www.facebook.com/outeirosmiguel