Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Quinta de Marrocos (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

36

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

ciências da natureza, matemática, inglês

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, como o terreno é extenso, é feita mais localmente junto à cultura. A fertilização é feita através de compostagem (simples e de secos), recolhida da área escolar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e ervas verdes e secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve portuguesa, Couve lombarda, Alho, Hortelã pimenta, Alface, Beterraba, Abóbora, Batateira, Manjericão, Cebolinho, Cana-de-açucar, Chá príncipe e Boldo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

até dia 30 de maio, cerca de 4kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinha da cantina da escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água da chuva ainda não foi implementada este ano, apesar de ser referida pelos alunos eco no conselho ecoescola. No entanto, como o projeto só arrancou em fevereiro/março e nessa altura não chovia, a ideia mantem-se, mas será implementada nos anos seguintes. Relativamente à rega, próximo existe um ponto de água e como tal será implementado um sistema de rega gota a gota, que se encontra em estudo. Até lá são os docentes com os alunos que lá vão regar. Docentes responsáveis pela horta e outros docentes que cooperam, como é o caso dos docentes do ensino especial e alunos aos quais assitem.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sim, analisando as folhas das verduras e árvores, assim como a sua cor.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

piolho. Vinagre de vinho e água. água e bicarbonato de sódio

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A feira na escola será feita no dia 14 de junho. Recolhem-se folhas de diferentes espécies (couve, alho, beterraba, hortelã, mangericão, ...) e distribuem-se em saquinhos (oferecidos)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram confecionadas, na cozinha da escola, salada e sopa, com ingredientes da horta. Também confecionados pratos em casa de pessoas que levaram ingredientes.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Decorrem com muita animação e cooperação

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foram também elaborados espantalhos com material reciclado, mas não foram colocados ainda este ano letivo por esta atividade ter começado tardiamente. Assim como etiquetas de identificação do cultivo.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/agrupamento.quinta.de.marrocos/