Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara (Mangualde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o 3º ano

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Aprenderam os diversos passos necessários para o crescimento de um legume.
-Aprenderam que é possível criar legumes de qualidade sem qualquer tipo de tratamento químico.
-Aprenderam qual a importância dos insetos na vida das plantas.
-Ensinaram à comunidade alguns dos princípios que aprenderam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um professor e um funcionários responsáveis pela orientação dos alunos.
Nas sessões do clube é pensada entre todos, a estrutura da horta para esse ano.
Semanalmente são distribuídas tarefas pelos alunos que se voluntariaram para se dedicarem à horta.
Determina-se como e quando se efetuam as sementeiras e procede-se ao transplante, quando as plantas já alcançaram o tamanho ideal para o efeito.
Determina-se a quantidade de regas e quem as fará semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º passo-limpeza do solo frezando.
2º passo- recolha dos detritos resultantes da limpeza, bem como de folhas, café do bar e cascas cruas da cantina, para os 2 compostores.
3º passo- a sementeira e a fertilização são feitas com o composto produzido na própria horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Usando os detritos recolhidos na limpeza da horta, bem como folhas, café do bar e cascas cruas da cantina, os quais são colocados em 2 contentores fabricados na escola com paletes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, espinafres, cenoura, favas, cebola, alho.
As árvores de fruto são muito jovens e ainda não produzem.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Um total de 12 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram vendidos na escola para angariarmos alguns fundos para despesas do clube.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Usa-se o mais posssível regadores pois consideramos que com a mngueira ocorre mais desperdício.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Neste ano não tivemos qualquer problema, ao contrário do ano anterior em que fomos atacados por formigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Apenas uma vez, a feira, no sentido em que se venderam os legumes produzidos. Estarão envolvidos todos os alunos do clube e aqueles que fizerem questão de comprar os produtos.
Ainda não temos fotos pois apenas se irá realizar no próximo mês.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: