Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Patronato de Nossa Senhora das Dores (Águeda)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Dadas as grandes dimensões do terreno, o espaço da horta funciona como espaço livre de recreação das crianças (essencialmente doo 1º ciclo), promovendo a educogenia nas áreas da biodiversidade, agricultura biológica, com todos os benefícios do contacto das crianças com a terra. Muitas das intervenções das crianças na horta surgem de forma informal, quando nos momentos livres de lazer, entram em contacto com o espaço e as colaboradoras da horta, sendo desafiados a aprender e a ajudar nos trabalhos (limpeza, plantação, recolha de alimentos). Assim não se sentem obrigados, mas mais envolvidos e motivados.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Dada a extensão da horta recorre-se a um trator e trabalho agrícola manual para limpar e preprar a terra.
É feito um estudo dos produtos que mais se consomem na Instituição e que se possam cultivar, de acordo com as épocas de plantação e consumo.
A equipa prepara esse trabalha e sempre que possível envolve as crianças das respostas sociais. Assim como os responsáveis pelas respostas sociais nas suas planificações incluem ações na horta, de forma planeada ou espontânea.
7. Como é feita a preparação do solo?
Recurso à limpeza manual, com a equipa, as crianças e pessoas que colaboram.
Recurso a fertilizantes naturais (compostagem)
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Espaços para árvores de fruto (laranjas, maças, limões, nêsperas, fambroesas)
Espaço para aromáticas
Espaço para morangos
Espaço para batatas
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Exemplos:
Laranjas 14 kg/ semana
Couve lombarda: 10 kg/ semana
Cebolas: 5 kg/ semana
Batata: previsão de 100 kg/ semana
Couve portuguesa: 5kg/ semana
(referente ao mês de maio)
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aproveitar os tempos livres após as aulas para as crianças explorarem e brincarem nos espaços da horta, permitindo interagir com as colaboradoras, criar ligação e de forma espontânea serem desafiadas a colaborar (fazer questões, aprender, ajudar a limpar, recolher produtos para a cozinha, ajudar a plantar).
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Com frequência as crianças são desafiadas a colaborarem na colheita de produtos para consumo na Instituição.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
É um espaço de excelência para potenciar a educogenia em torno da biodiversidade, observação de espécies e cuidado (hotel de insetos/ polinizadores).
15.1. Link para a página da horta: