Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Cepães (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

21,7m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta Complementar, Desenvolvimento e Cidadania, Estudo do Meio e Expressões.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

46

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuíram com algumas sementes e plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento sobre o modo de produção biológico de alguns legumes/vegetais e aplicação desse conhecimento.
Conhecer algumas atividades relacionadas com a produção de alimentos e a manutenção da horta, como cavar, sachar, fertilizar o solo, plantar, regar.
Aprender atividades relacionadas com a agricultura tradicional (cavar, sachar, fertilizar,..).
Sensibilizar para os benefícios do consumo de produtos frescos, biológicos, da época e locais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

À semelhança dos anos anteriores, os alunos são organizados em grupos e supervisionados pelos professores quando as atividades são realizadas durante as aulas ou pelos funcionários responsáveis.
A plantação foi realizada pelos alunos em pequenos grupos, com a ajuda dos adultos responsáveis. A manutenção da horta e a rega é feita com a vigilância e acompanhamento de adultos e rotativa pelos grupos de alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada manualmente e de forma tradicional, ou seja, com enxadas e posteriormente uniformizado com ancinhos.
Depois foi preparado uniformemente com um ancinho para a terra ficar plana. Seguidamente, foi fertilizado com compostagem bio, à base de restos de plantas e de folhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas caídas das árvores, cinza da limpeza da caldeira de aquecimento, terra, ervas invasoras e cascas de frutas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?


Primeiramente, cultivaram-se as favas do lado esquerdo e as cenouras do lado direito. Depois as alfaces, pois são plantas que são dão bem com a maioria das outras culturas. À frente das alfaces, colocaram os feijões. Por fim as nabiças. Do lado direito, a seguir às cenouras, colocamos um canteiro de alho francês, plantaram- se os pimentos e tomateiros pois são duas culturas que se podem consociar. Por fim, colocamos as abóboras. Fizemos estruturas com paletes para colocar os morangueiros.
Antes de realizarem as plantações, os alunos pesquisaram sobre os plantas da hortas que são companheiras ou antagónicas e realiza-se um croqui.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 2kg de favas e 2kg de alfaces.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos da horta são para consumo dos alunos durante o almoço.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é reaproveitada em bidões e baldes.
Nas semanas que não chove, a rega faz-se com água da rede, preferencialmente de manhã para poupar o consumo de água e as culturas resistirem melhor ao calor durante o dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação diretas das plantas, duas a três vezes por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com o crescimento das alfaces foi preparado, até à data, uma salada para os alunos acompanharem a refeição na cantina da escola. Salientar que as culturas ainda estão a desenvolver, como por exemplo os tomates, couves, e posteriormente poderão ser confecionadas mais saladas/sopa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Em algumas aulas de Estudo do Meio, quando eram abordados os conteúdos sobre as plantas ou os solos, os alunos iam para a horta verificarem os procedimentos na plantação e cuidados a ter com as plantas e analisavam os solos e sua fertilização.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos construíram espantalhos em material recuperado para serem colocados nas culturas como forma de afugentarem os passarinhos que costumam vir comer as colheitas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta na escola é sempre um espaço de interesse e aprendizagem para os alunos. O cultivo de uma horta cria situações de aprendizagem reais e diversificadas, o que permite ampliar a inserção e as discussões dos temas trabalhados dentro da sala. Ou seja, ao plantar frutas e verduras, as crianças também poderão colher conhecimentos que serão levados pela vida toda.

15.1. Link para a página da horta: