Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica de Cepães (Fafe)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Conhecer algumas atividades relacionadas com a produção de alimentos e a manutenção da horta, como cavar, sachar, fertilizar o solo, plantar, regar.
Aprender atividades relacionadas com a agricultura tradicional (cavar, sachar, fertilizar,..).
Sensibilizar para os benefícios do consumo de produtos frescos, biológicos, da época e locais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A plantação foi realizada pelos alunos em pequenos grupos, com a ajuda dos adultos responsáveis. A manutenção da horta e a rega é feita com a vigilância e acompanhamento de adultos e rotativa pelos grupos de alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois foi preparado uniformemente com um ancinho para a terra ficar plana. Seguidamente, foi fertilizado com compostagem bio, à base de restos de plantas e de folhas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Primeiramente, cultivaram-se as favas do lado esquerdo e as cenouras do lado direito. Depois as alfaces, pois são plantas que são dão bem com a maioria das outras culturas. À frente das alfaces, colocaram os feijões. Por fim as nabiças. Do lado direito, a seguir às cenouras, colocamos um canteiro de alho francês, plantaram- se os pimentos e tomateiros pois são duas culturas que se podem consociar. Por fim, colocamos as abóboras. Fizemos estruturas com paletes para colocar os morangueiros.
Antes de realizarem as plantações, os alunos pesquisaram sobre os plantas da hortas que são companheiras ou antagónicas e realiza-se um croqui.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nas semanas que não chove, a rega faz-se com água da rede, preferencialmente de manhã para poupar o consumo de água e as culturas resistirem melhor ao calor durante o dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: