Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

48

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Fisico-Química, Ciências Naturais, Centro de Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Em janeiro começou a limpar-se, a construir-se os canteiros e a preparar-se o terreno para o cultivo de várias espécies na horta.
Em fevereiro, com a ajuda dos professores, os alunos do Centro de apoio à aprendizagem , plantaram várias espécies: rabanetes, alho, alho francês, orégãos, salsa, alface, morangueiros, curgetes, feijão, ervilhas tomate, ervas aromáticas .
No dia Mundial da Árvore, cada uma das turmas de alunos do 7º ano plantou uma ameixieira, um pessegueiro e uma romanzeira.
Durante o segundo e terceiro período, os alunos e professores foram fazendo a manutenção da horta: limpeza de ervas daninhas, rega e colheita.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O trabalho na horta foi feito por alunos que manifestaram interesse em desenvolvê-lo.
Os alunos puderam observar e acompanhar o desenvolvimento das várias espécies de plantas, das árvores e o seu crescimento.
O trabalho na horta permitiu a distinção das várias espécies vegetais, o convívio ao ar livre durante a manutenção, a rega da horta e a recolha de produtos.
Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem desenvolveram competências ao nível da educação ambiental, das relações interpessoais e da motricidade.
Alguns alunos adquiriram algumas competências na área da agricultura e da proteção do ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita cerca de três a quatro vezes, por semana e de acordo com a disponibilidade dos intervenientes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita à mão, utilizando enxadas e ancinhos. Para isto contribuíram alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, professores e funcionários.
A fertilização foi feita com o adubo natural, proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com material vegetal retirado do espaço envolvente e a partir de restos vegetais provenientes da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Rabanetes, beterrabas, alho, alho francês, couve portuguesa, couve de bruxelas, couve roxa, couve galega, orégãos, salsa, alface, rúcula, morangueiros, curgetes, feijão, ervilhas, tomate, curgete, piri-piri, ervas aromáticas (lavanda, tomilho), uma ameixieira, um pessegueiro e uma romanseira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 6 kg de produtos hortícolas e de morangos, no total

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo no bar dos professores, no bar dos alunos e na cozinha da unidade do Centro de Aprendizagem.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é armazenada em bidões, colocados junto da horta e a rega é efetuada com regadores, por equipas de professores e alunos disponíveis para tale normalmente, ao final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos do Centro de Apoio à aprendizagem aprenderam algumas técnicas de cultivo e manutenção de vegetais e puderam observar o seu desenvolvimento das várias espécies vegetais, ao longo deste últimos meses.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram recolhidas amostras de solo, do local destinado à horta e analisado o pH do solo por alguns alunos do 7º B, tendo-se concluído que era ligeiramente ácido, pH = 6.
Durante a análise do solo os alunos puderam aplicar algumas técnicas de laboratório, nomeadamente técnicas de separação de misturas e análise de pH através de método colorimétrico.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: