Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Em fevereiro, com a ajuda dos professores, os alunos do Centro de apoio à aprendizagem , plantaram várias espécies: rabanetes, alho, alho francês, orégãos, salsa, alface, morangueiros, curgetes, feijão, ervilhas tomate, ervas aromáticas .
No dia Mundial da Árvore, cada uma das turmas de alunos do 7º ano plantou uma ameixieira, um pessegueiro e uma romanzeira.
Durante o segundo e terceiro período, os alunos e professores foram fazendo a manutenção da horta: limpeza de ervas daninhas, rega e colheita.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos puderam observar e acompanhar o desenvolvimento das várias espécies de plantas, das árvores e o seu crescimento.
O trabalho na horta permitiu a distinção das várias espécies vegetais, o convívio ao ar livre durante a manutenção, a rega da horta e a recolha de produtos.
Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem desenvolveram competências ao nível da educação ambiental, das relações interpessoais e da motricidade.
Alguns alunos adquiriram algumas competências na área da agricultura e da proteção do ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização foi feita com o adubo natural, proveniente da compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Durante a análise do solo os alunos puderam aplicar algumas técnicas de laboratório, nomeadamente técnicas de separação de misturas e análise de pH através de método colorimétrico.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: