Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Fareja (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 Anos

2. Área aproximada da horta (m²):

48,3

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam através da doação de plantas e sementes, na preparação da terra e também ajudam com algumas instruções sobre a melhor forma e a época da plantação e sementeira dos produtos agrícolas. As famílias colaboram sempre que lhes é solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecer a agricultura biológica, e uma alimentação saudável e sustentável, rentabilização do espaço de uma forma educativa e participativa de toda a comunidade escolar. Articulação entre a escola e a comunidade, utilização dos produtos a colher pela comunidade educativa. Alguns produtos da horta foram apresentados e vendidos nas feiras da escola e os alunos mostraram-se felizes por poderem colher alguns produtos da horta para a feira.
Os alunos gostam de participar nas atividades ligadas à horta, ficam a conhecer o nome e a importância do consumo dos diversos vegetais existentes na horta. Quando os pais visitam a escola os alunos gostam de mostrar a horta e de explicar o nome dos legumes e para que servem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada pelas turmas acompanhadas pela professora, e, também pelas assistentes operacionais quando é efetuada ao fim do dia, fora das horas letivas, principalmente a rega ao fim do dia nos dias de mais calor. São os alunos que regam, tiram as ervas e vigiam o crescimento das plantas com a supervisão dos professores e assistentes operacionais. Todas as turmas participam alternadamente na manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para a fertilização do solo é utilizado o composto do nosso compostor. A limpeza fez-se com a colaboração dos alunos e as ervas e restos da horta foram colocados no compostor. Os alunos são mobilizados pelas professoras para a limpeza e manutenção da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas da fruta que os alunos comem na escola, com as sobras das refeições com as ervas retiradas da horta e do jardim, folhas das árvores, e tudo o que provém da manutenção da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão e pepino.
Couve e alface.
Alho e couve.
Alface e cebola.
Abóbora e feijão.
Feijão e batatas.
Pepino e feijão.
Batata e abóbora

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Limões - 5kg
Tomates - 3 kg
Couve - 2kg
Penca - 3kg
Cebolinho algumas molhas
Alecrim algumas molhas
Alface - 500gr
Alguns morangos que foram distribuídos pelos alunos.
Cidreira para fazer chã e para a feira da Primavera assim com hortelã para a feira.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

. Os produtos da horta são consumidos na escola para saladas, e chã. As frutas são consumidas pelas crianças e adultos, os outros produtos, como na escola não há confeção de alimentos (são distribuídas as refeições por uma empresa) as crianças levam para casa. Este ano como na escola fizemos as feiras de Outono e Primavera alguns produtos foram vendidos à comunidade que nos visitou.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida e utilizada para a rega da horta e também do jardim e dos vários pneus que já existiam, e, outros que este ano foram colocados no espaço da escola, nestes pneus foram colocadas algumas suculentas que as crianças trouxeram de casa e também foram usados para colocar as plantas das experiências de germinação. Quando não há água recolhida da chuva é utilizada a água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

é feita a monitorização de pragas e doenças todas as semanas.
São os alunos com a supervisão dos professores que fazem a monitorização, em cada turma 3 alunos por semana, alternadamente por turmas e alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano surgiram caracóis e lesmas, e para as combater foram espalhadas cascas de ovos e cinzas à volta das plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feiras na escola, este ano realizaram-se duas feiras na escola no outono e na primavera. estas atividades são os mais valia na aproximação da comunidade à escola, e também para os alunos conviverem entre eles, e também com todos os familiares que nos visitaram, para comprar os produtos que os encarregados de educação ofereceram à escola e também alguns da nossa horta.
Os alunos vivem estas atividades com muito entusiasmo e gostam de fazer o papel de vendedores, e de pequenos produtores de alguns legumes e frutos biológicos que colhem na nossa horta.
São atividades de partilha das famílias dos produtos das suas hortas, e também de outros produtos que são por eles confecionados e oferecidos à escola.
Nestas atividades participaram os 38 alunos da escola, 4 assistente operacionais, 4 professores. Recebemos ainda os familiares dos alunos e um representante da Direção do Agrupamento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula de matemática na horta, medir a horta com a utilização do metro.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de salada de alface colhida na horta. Os alunos com a ajuda da professora colher alguns pés de alface para fazer uma salada que foi complementar a refeição do dia.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem sido um bom veículo de conhecimento para os alunos, principalmente no que diz respeito a uma alimentação mais saudável, com o consumo de mais legumes e fruta. Também tem impacto nos alunos que têm a possibilidade de conhecer alguns produtos hortícolas e perceber como são plantados e semeados, compreender e acompanhar o seu crescimento e apender a sua importância para uma alimentação saudável e equilibrada. É também muito importante verificar o crescimento das plantas sem a utilização de fertilizantes químicos, que são prejudiciais para a saúde e para o ambiente, e compreenderem que é possível fazer o nosso fertilizante com a utilização do resultado da compostagem de restos da nossa alimentação, das ervas, folhas e outros da horta e do jardim da escola. Também desenvolvem o conhecimento de espécies e necessidades de cada uma das plantas existentes na horta e no jardim da escola.
Os alunos também aprendem a respeitar a natureza e a conhecer quais as espécies de plantas que mais se adaptam ao nosso clima e á época do ano.

15.1. Link para a página da horta: