Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1 Cem Soldos (Tomar)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Também participam na doação de garrafas/garrafões de plástico, latas, tampas de plástico, rolhas ...para reutilizarmos na realização de vasos, na decoração da horta, dos espaços exteriores ou de outros trabalhos.
São convidados sempre que oportuno a falar de um tema. Este ano letivo um pai veio à escola falar de cogumelos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Também tomam conhecimento das utilidades de cada planta e da importância de consumirem produtos biológicos.
Consumiram alguns produtos da horta como alfaces, beterraba, couves, morangos, ...
O trigo que foi semeado e serviu para o raminho da espiga e também para colocar em alguns tabuleiros da nossa festa dos Tabuleiros que se realiza este ano.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Grupos de alunos cuidam da horta regando, arrancando as ervas daninhas e colhendo alguns produtos da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois observamos o nosso catálogo de sementes e selecionamos as sementes que queremos semear. Se optarmos por outras sementeiras pedimos aos pais.
As primeiras sementes semeadas foram milho e trigo para a nossa festa. Primeiro reutilizámos pacotes de leite escolar dos alunos e semeámos trigo e milho. Mais tarde transplantámos para a nossa horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Por vezes os alunos também levam para casa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Tudo é regado com a água do bidão.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
É importante sensibilizar os alunos para a importância de uma alimnetação saudável e para este tipo de alimentos.
Na horta observam e estudam o desenvolvimento das plantas e a sua plantação/ sementeira em determinadas épocas do ano.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A beterraba cozemos e com a água da cozedura os alunos pintaram papel para decorar as suas capas dos trabalhos de Artes Visuais.
Os alunos também pintaram tecido com a água da beterraba e com as folhas das ervilhas, favas, salsa... tingiram tecido. O tecido serviu para fazer a capa de um livro de receitas.
Fez-se também experiências como por exemplo "O que derrete um coração de gelo?" em que utilizámos água da cozedura e bocadinhos da beterraba.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos pintaram, fizeram vasinhos com garrafas de plástico e decorámos.
Com a sementes do nosso catálogo e com outras que os pais ofereceram semeámos nos vasos.
Ficou muito bonito!
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Realçar também que temos o hábtio e a preocupação de semear bolotas para depois reflorestar um terreno perto da escola. Este ano só reflorestámos porque tínhamos já carvalhos para transplantar.
15.1. Link para a página da horta: