saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
22m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Oferta complementar; Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Conhecimento do Mundo, Educação Artística, Português, Matemática e Inglês..
3.3. N.º de alunos envolvidos:
55
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Uma vez que a Escola de Monte se encontra numa zona rural, as famílias têm, na sua maioria, uma horta em casa. Na escola quisemos dar liberdade aos alunos de juntamente com professores e funcionários realizarem o trabalho necessário. Acresce, no entanto, informar que sempre que é solicitado as famílias contribuem com plantas /sementes/materiais (tintas/madeiras/palha/entre outros) de forma a enriquecer e melhorar o espaço da nossa horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A parceria com a Junta de Freguesia que nos fornece todo o material necessário bem como espécies para plantar na horta.
O facto de os alunos acompanharem todo o processo desde o tratamento da terra (reabilitação da horta) em outubro passado, plantação ou sementeira em diferentes alturas, limpeza de ervas daninhas até à colheita dos diferentes alimentos e o facto de os poderem provar fornece muito conhecimento que as histórias ou os manuais por si só não contemplam.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos fazem a manutenção da horta sempre com a supervisão de uma funcionária e uma professora. As turmas do Pré-escolar e do 1.º ano e 2.º ano realizaram as sementeiras e a plantação de frutos e árvores de fruto. Têm, ainda, a seu cargo a limpeza do terreno (retirar ervas daninhas) e a colheita de alguns alimentos. Já a turma de 3.º e 4.º ano tem a seu cargo o compostor, a plantação de vegetais, a rega e a decoração do espaço da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Em outubro passado, na comemoração da semana da alimentação, iniciámos a reabilitação da nossa horta. Os alunos retiraram as ervas/vegetais que se acumularam durante o verão e a terra foi revolvida para dar lugar a novas sementeiras e plantações.
A cada colheita, o terreno repousa e posteriormente o solo é revolvido para mais tarde voltar a semear ou plantar e fertilizar novas espécies vegetais. Este processo é levado a cabo pelos alunos do 3.º e 4.º ano com a ajuda de uma funcionária e da professora titular de turma.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de folhas, ramos do jardim da escola, cascas de fruta (lanche dos alunos/professores/funcionários) ou restos (folhagem/raízes) dos vegetais da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alho Francês; brócolos, cebola; couve coração; alface; beterraba; curgete; pepino; pimento; tomate; fava; ervilha; morango, feijão.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Até ao momento, aproximadamente:
2kg de alface; 2kg de curgete; 400g de pepino; 800g de favas; 500g de ervilha; 1 kg de alho francês; 1kg de beterraba; morango 500g; 500g de brócolos.
Ainda existem produtos em crescimento que serão posteriormente colhidos e pesados.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Comunidade escolar
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita ao final do dia, com um regador aproveitando a água da chuva acumulada nos contentores para o efeito, sempre que estes se encontrem cheios.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Uma funcionária faz a verificação após a rega, diariamente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As favas foram atacadas pelo piolho e foi combatido com recurso ao chá de urtigas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A atividade "Feira na Escola" foi realizada no Outono e na Primavera, tendo toda a Comunidade Escolar estado envolvida, os alunos trouxeram de casa alguns bens alimentares para a feira.
Esta atividade serviu para por um lado, na primeira feira alertar para o consumo de alimentos biológicos /alimentação saudável, por outro lado escoar os produtos produzidos (em ambas as feiras).
Atividade 2:
Descrição:
A atividade "Aulas na Horta" foi desenvolvida duas vezes por cada turma M0, M12 e M34, em diferentes fases do processo de produção de forma a sensibilizar os alunos para a importância da criação e manutenção das Hortas Bio nas escolas, do trabalho colaborativo e sustentabilidade.
Atividade 3:
Descrição:
A atividade Herbário da Nossa Horta foi desenvolvida pelos alunos de 1.º e 2.º ano de escolaridade, Turma M12, nas aulas de Estudo do Meio e Educação Artística. A dinamização desta atividade permitiu aprofundar conhecimentos relativamente aos diferentes tipos de vegetais que melhor se adequam ao nosso tipo de solo e clima, bem como incentivar a uma alimentação saudável com recurso a alimentos biológicos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Todo o trabalho desenvolvido no decorrer do ano letivo fomentou a cooperação entre toda a Comunidade Educativa bem como o espírito crítico em relação a uma saudável seleção de alimentos.
15.1. Link para a página da horta: