saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 28m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Conhecimento do Mundo / Estudo do Meio; Português; Matemática; Cidadania e Desenvolvimento/Formação Pessoal e Social
3.3. N.º de alunos envolvidos:
111
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
6
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Fornecendo as plantas para semear/plantar, estrume animal e restos alimentares
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alerta a população escolar para a importância de uma alimentação saudável e para a importância da ingestão de frutos e legumes, alertando para os perigos do consumo exagerado de alimentos processados. Utilização correta e perigos dos pesticidas e do uso exagerado dos adubos químicos. Informação acerca importância das hortas e o seu relevo na diminuição da pegada Ecológica, pois muitas pessoas que têm hortas, vão à feira semanal vender os seus produtos, percorrendo poucos quilómetros para o fazer, enquanto que os produtos que estão à venda nos supermercados, para além de conterem muito mais químicos prejudiciais, também percorrem centenas, ou milhares de quilómetros até chegarem às mãos do consumidor. Trabalho colaborativo e desenvolvimento de atitudes comportamentais visando a preservação ambiental.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O espaço foi dividido em talhões em que cada turma assumiu a responsabilidade por todo o trabalho necessário ao seu desenvolvimento. Este trabalho envolve assim, todos os alunos da escola, do pré-escolar ao 4º ano. Foi também feito um canteiro de ervas aromáticas, que é da responsabilidade de todos.
Em cada turma foi feito um plano de rega diário e tratamento do solo arrancando as ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A Junta de Freguesia em parceria com a Escola/alunos preparou o terreno para receber as novas plantações/sementeiras.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com material biológico recolhido no ponto de compostagem, composto essencialmente por cascas e caroços da fruta escolar, folhagem de árvores e restos de hortaliças que vêm da cozinha da escola e das famílias, envolvendo assim a comunidade parental.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Beterraba; alface roxa e alface frisada; tomate; pepino; ervilhas; tronchuda; batatas; rabanetes; feijão vermelho e branco; cebola; cebola roxa; cenoura; salsa; coentros; alecrim; manjericão.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Beterraba - 3kg; alface roxa e alface frisada - 12 pés; tomate - 3kg; pepino - 3kg; ervilhas - 250g; tronchuda - 10 pés; batatas - 2kg; rabanetes - 2kg; feijão vermelho e branco - 100g; cebola e cebola roxa - 2kg; cenoura - 2,5kg; salsa - 50g; coentros - 50g; alecrim - 50g; manjericão - 50g.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Comunidade educativa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi elaborado um plano de rega diário para cada turma/canteiro.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Diariamente no momento da rega.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Ataque de toupeira não tendo sido combatida.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta - Todas as turmas realizaram uma aula na horta acompanhadas pelos respetivos professores titulares de turma, com o objetivo de incutir nos alunos o gosto pelo cultivo e manutenção de alimentos biológicos com vista a uma alimentação saudável e equilibrada.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Começámos por alertar a população escolar para a importância de uma alimentação saudável e para a importância da ingestão de frutos e legumes, alertando para os perigos do consumo exagerado de alimentos processados. Falamos também dos perigos dos pesticidas e do uso exagerado dos adubos químicos. A nossa horta seria por essa razão, uma horta biológica. Realçámos também a importância das hortas e o seu relevo na diminuição da pegada Ecológica, pois muitas pessoas que têm hortas, vão à feira semanal vender os seus produtos, percorrendo poucos quilómetros para o fazer, enquanto que os produtos que estão à venda nos supermercados, para além de conterem muito mais químicos prejudiciais, também percorrem centenas, ou milhares de quilómetros até chegarem às mãos do consumidor.
15.1. Link para a página da horta: