Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 28m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo / Estudo do Meio; Português; Matemática; Cidadania e Desenvolvimento/Formação Pessoal e Social

3.3. N.º de alunos envolvidos:

111

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo as plantas para semear/plantar, estrume animal e restos alimentares

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alerta a população escolar para a importância de uma alimentação saudável e para a importância da ingestão de frutos e legumes, alertando para os perigos do consumo exagerado de alimentos processados. Utilização correta e perigos dos pesticidas e do uso exagerado dos adubos químicos. Informação acerca importância das hortas e o seu relevo na diminuição da pegada Ecológica, pois muitas pessoas que têm hortas, vão à feira semanal vender os seus produtos, percorrendo poucos quilómetros para o fazer, enquanto que os produtos que estão à venda nos supermercados, para além de conterem muito mais químicos prejudiciais, também percorrem centenas, ou milhares de quilómetros até chegarem às mãos do consumidor. Trabalho colaborativo e desenvolvimento de atitudes comportamentais visando a preservação ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O espaço foi dividido em talhões em que cada turma assumiu a responsabilidade por todo o trabalho necessário ao seu desenvolvimento. Este trabalho envolve assim, todos os alunos da escola, do pré-escolar ao 4º ano. Foi também feito um canteiro de ervas aromáticas, que é da responsabilidade de todos.
Em cada turma foi feito um plano de rega diário e tratamento do solo arrancando as ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A Junta de Freguesia em parceria com a Escola/alunos preparou o terreno para receber as novas plantações/sementeiras.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com material biológico recolhido no ponto de compostagem, composto essencialmente por cascas e caroços da fruta escolar, folhagem de árvores e restos de hortaliças que vêm da cozinha da escola e das famílias, envolvendo assim a comunidade parental.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Beterraba; alface roxa e alface frisada; tomate; pepino; ervilhas; tronchuda; batatas; rabanetes; feijão vermelho e branco; cebola; cebola roxa; cenoura; salsa; coentros; alecrim; manjericão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Beterraba - 3kg; alface roxa e alface frisada - 12 pés; tomate - 3kg; pepino - 3kg; ervilhas - 250g; tronchuda - 10 pés; batatas - 2kg; rabanetes - 2kg; feijão vermelho e branco - 100g; cebola e cebola roxa - 2kg; cenoura - 2,5kg; salsa - 50g; coentros - 50g; alecrim - 50g; manjericão - 50g.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Comunidade educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi elaborado um plano de rega diário para cada turma/canteiro.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente no momento da rega.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Ataque de toupeira não tendo sido combatida.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - Todas as turmas realizaram uma aula na horta acompanhadas pelos respetivos professores titulares de turma, com o objetivo de incutir nos alunos o gosto pelo cultivo e manutenção de alimentos biológicos com vista a uma alimentação saudável e equilibrada.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Começámos por alertar a população escolar para a importância de uma alimentação saudável e para a importância da ingestão de frutos e legumes, alertando para os perigos do consumo exagerado de alimentos processados. Falamos também dos perigos dos pesticidas e do uso exagerado dos adubos químicos. A nossa horta seria por essa razão, uma horta biológica. Realçámos também a importância das hortas e o seu relevo na diminuição da pegada Ecológica, pois muitas pessoas que têm hortas, vão à feira semanal vender os seus produtos, percorrendo poucos quilómetros para o fazer, enquanto que os produtos que estão à venda nos supermercados, para além de conterem muito mais químicos prejudiciais, também percorrem centenas, ou milhares de quilómetros até chegarem às mãos do consumidor.

15.1. Link para a página da horta: