Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Cedência de sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns legumes foram utilizados na confeção de sopas na cantina da escola. Pés de hortelã foram oferecidos à comunidade escolar. Contribuiu para o bem estar dos alunos, nomeadamente quando trabalhavam no espaço ou simplesmente quando o visitavam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A plantação/ sementeira foi feita pelos alunos. A rega regular está a cargo de uma funcionária. Como estamos no início da implementação da horta, não há uma distribuição efetiva das tarefas. Os alunos deslocam-se com o professor responsável ao local quando oportuno.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e preparação do terreno foi realizada pelos alunos no início do ano letivo. A fertilização é feita com restos de folhas e coberto vegetal.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estamos no início do processo. Os restos da cantina, relva e folhas são utilizados no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve galega, couve penca, tremocilha, espinafres, alface, curgete, feijão verde, aromáticas (louro, hortelã, salsa, alfazema).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina da escola, comunidade escolar

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A funcionária regularmente, esporadicamente realizada por alunos

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não há no momento

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sopa na cantina uma vez

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Distribuição gratuita de aromáticas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: