Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Externato São Miguel (Ovar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe desde 28/5/2021

2. Área aproximada da horta (m²):

60m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

72

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta incentivou os alunos para atividades práticas associadas à produção de alimentos.
Ajudou a promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola.
Contribuiu para sensibilizar os alunos para a compostagem.
Ajudou a impulsionar diversos projetos de educação ambiental e trabalhos de interdisciplinaridade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A divisão da horta está feita por níveis de escolaridade, desde o pré-escolar até ao 4º ano do ensino básico.
Cada nível de escolaridade fica responsável pela plantação e manutenção do seu canteiro.

7. Como é feita a preparação do solo?

Começamos por preparar o solo da horta fazendo uma mobilização superficial no terreno.
Todas as plantas infestantes são retiradas.
Usamos um fertilizante biológico incorporado no substrato antes de cada ciclo de cultivo.
Também utilizamos compostos extraídos da nossa compostagem, para fertilizar o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos vegetais da cozinha havendo a necessidade de acrescentar sempre serradura, palha, relva, folhas secas ou verdes recolhidas das mondas ou podas, borra de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As nossas culturas são: tomates, espinafres, alface, couve-lombarda, nabos, beterraba, feijão e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade de quilogramas produzidos depende da cultura a que nos referimos.
Mas no total de todas as culturas devemos ter produzido cerca de 15kg de alimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destinos dos produtos da horta é a cantina escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regador (trocando ciclicamente pelos alunos), depósitos de águas da chuva em bidões.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização das pragas é feita manualmente sempre que os alunos se encontram na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com a colaboração de um grupo de profissionais, os elementos do nosso Conselho Eco-Escola foram levados a refletir sobre o impacto ambiental e social da utilização da compostagem doméstica, compreender a importância da utilização dos recursos naturais e contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Dia Mundial da Água
A água é fundamental para todo tipo de vida que há no planeta. Se soubermos como a utilizar, não vai faltar!
Como podemos poupar a água na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

DIA DA ÁRVORE E DA POESIA
A chegada da primavera deu a oportunidade a todos os alunos do Externato, de aprender dentro e fora da sala de aula.
Os alunos foram sensibilizados para a importância das árvores e juntos construíram árvores poéticas. Debateram sobre as formas de proteger a floresta, e os cuidados a ter com as mesmas. Por fim, dirigiram-se à sua hortinha pedagógica e voltaram a cuidar e semear novas plantas.
E porque a poesia é mágica e contamina, todos comungaram da magia poética que aqui partilhamos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Temos como principal objetivo, proporcionar atividades lúdicas e pedagogicamente significativas, recorrendo à interdisciplinaridade e ao aumento da consciência ecológica dos nossos alunos.

15.1. Link para a página da horta:

Não temos página da horta mas todas as atividades são documentadas no facebook da escola cujo endereço é o seguinte: https://www.facebook.com/externatosaomiguel.ovar/