Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Externato São Miguel (Ovar)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ajudou a promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola.
Contribuiu para sensibilizar os alunos para a compostagem.
Ajudou a impulsionar diversos projetos de educação ambiental e trabalhos de interdisciplinaridade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada nível de escolaridade fica responsável pela plantação e manutenção do seu canteiro.
7. Como é feita a preparação do solo?
Todas as plantas infestantes são retiradas.
Usamos um fertilizante biológico incorporado no substrato antes de cada ciclo de cultivo.
Também utilizamos compostos extraídos da nossa compostagem, para fertilizar o solo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Mas no total de todas as culturas devemos ter produzido cerca de 15kg de alimento.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A água é fundamental para todo tipo de vida que há no planeta. Se soubermos como a utilizar, não vai faltar!
Como podemos poupar a água na horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
A chegada da primavera deu a oportunidade a todos os alunos do Externato, de aprender dentro e fora da sala de aula.
Os alunos foram sensibilizados para a importância das árvores e juntos construíram árvores poéticas. Debateram sobre as formas de proteger a floresta, e os cuidados a ter com as mesmas. Por fim, dirigiram-se à sua hortinha pedagógica e voltaram a cuidar e semear novas plantas.
E porque a poesia é mágica e contamina, todos comungaram da magia poética que aqui partilhamos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: