Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

menos de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

As salas 4 e 5 são as que mais dinamizam a nossa horta e trabalham a agricultura biológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam de forma pontual, colaborando com materiais, plantas e na preparação da terra.
Também são envolvidas em atividades com os produtos finais da horta, como por exemplo, a venda de produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nossa horta tem um impacto bastante positivo, tanto na comunidade como nos alunos. É um polo de interesse tendo em conta a exploração, manutenção e conservação. Todos gostam de colaborar dando ideias sobre a aquisição de novas plantas. O mexer, o cuidar e o fazer transmite sentimentos de alegria
e satisfação necessária e benéficos para o desenvolvimento da criança em equilíbrio com a natureza.
Contribui para a promoção da literacia alimentar dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Manutenção da horta é feita pelos alunos do pré-escolar em geral, tendo sempre a preocupação de que todos tenham a oportunidade de realizar alguma tarefa e tentando respeitar o seu interesse e disponibilidade. A rega é feita rotativamente pelas auxiliares das salas de acordo com a planificação e com a ajuda das crianças.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é feita por todas as salas do pré-escolar, educadoras e auxiliares. Temos dias para retirar e«as ervas que vão crescendo e, desta forma, mantermos a horta limpa.
A fertilização do solo é feita através do composto extraído da compostagem onde se misturam resíduos orgânicos que depois são devolvidos à terra. o nosso jardineiro também oferece composto biológico para fertilizar o solo. existem também muitas minhocas que com a sua atividade também fertilizam o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com resíduos/restos vegetais da cozinha havendo necessidade de acrescentar relva, folhas secas ou verdes recolhidas e borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta cultivamos diferentes plantas entre elas hortícolas, aromáticas ou medicinais.
quando plantamos algo temos sempre em atenção as plantas amigas e consultamos as listas de consociação favoráveis e desfavoráveis de cada planta.
tendo em conta as dimensões da horta não conseguimos produzir em grandes quantidades ou variedade mas, ao longo deste ano letivo, cultivamos: penca, repolho, tomates, feijoeiros, alface de várias qualidades, espinafres, salsa, batatas, alhos francês, morangueiro, pimentos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Relativamente à quantidade de produtos produzidos pensamos que andem à volta dos 20 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos da horta são: consumo da escola e venda de legumes à comunidade educativa

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Tal como já foi referido anteriormente, a rega é feita em colaboração das auxiliares da escola que estejam responsáveis pela manutenção da horta, que forma equipa com algumas crianças, o que obedece a um sistema de rotatividade. A rega das plantas é feita quando a terra está seca e utilizamos água da rede e água da chuva que é recolhida em bidões para regar a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não fizemos uma grande monitorização de pragas e doenças, porque este ano não houve necessidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Não tivemos que recorrer a procedimentos muito sofisticados . Usamos alguns procedimentos simples como arrancar as folhas atacadas e numa fase inicial deitamos cinza à volta dos canteiros e copos de iogurte com cerveja.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A atividade da confeção da sopa é sempre uma atividade muito apreciada pelo grupo. Esta atividade foi feita apenas uma vez, na sala dos 4 anos e envolveu 24 alunos. alguns elementos do grupo juntamente com a educadora foram até à horta colher alguns legumes para a sopa. Na sala fizeram a limpeza dos mesmos e cortaram-nos para confecionarem a sopa. Depois de tudo preparados levamos a panela para a cozinha para cozer. à hora da refeição comeram uma sopa com um sabor muito especial!

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Venda de legumes
A venda de legumes foi outra atividade escolhida para descrever. as nossas crianças ficaram muito felizes por venderem os legumes da horta aos pais. Todos os pais querem participar na compra, o que às vezes torna-se difícil satisfazer todos os pedidos. O dinheiros das vendas é utilizado para a compra de outras plantas ou utensílios e materiais para a horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Outra atividade escolhida foi a parceria que as nossa crianças fazem com os idosos da nossa instituição. Os idosos com a ajuda das crianças tiram as ervas, colhem os legumes e criam momentos deliciosos com estes "Avós". Este tipo de atividade ensina a importância da convivência harmoniosa, do respeito pela natureza e da valorização dos alimentos

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/centrosocialdecalendario