Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

18m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam ao longo do ano:
- Na preparação do terreno;
- Na aquisição de utensílios;
- Na oferta de plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A dinamização da horta tem um impacto extremamente positivo nas crianças, quer ao nível da saúde física, mental ou emocional:
- Atenção ao mundo que as rodeia;
- Maior sensibilização para a proteção do ambiente;
- Aquisição de conceitos na área do tratamento do lixo e da reutilização do lixo orgânico:
- Desenvolvimento da responsabilidade e reconhecimento do trabalho de equipa;
- Sensibilização para uma alimentação saudável e comportamentos sustentáveis;
- Conhecimento do ciclo de vida das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade das duas salas de jardim de infância, em regime de rotatividade semanal.
Na preparação do terreno, plantação e sementeiras é feita colaborativamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno é preparado, retirando as ervas, que são colocadas em local apropriado para posterior utilização depois de decompostas.
A fertilização é feita com recurso a adubo doméstico, proveniente do compostor e da terra fertilizada por restos de plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Na escola existe um pequeno compostor, com minhocas californianas. O compostor é alimentado com os restos da fruta dos lanches escolares, e com restos de vegetais que as crianças trazem de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate
Consociações - alho, alho francês, cenoura, couve
Pimento
Consociações - cenoura, tomate
Alface
Consociações - cenoura, couve, tomate
Beterraba
Consociações - alface, alho, couve

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Sendo uma horta pequena, produz alimentos em pequena quantidade, que depois são consumidos na escola em receitas realizadas na sala.
Quando existem muitos produtos, cada criança leva um pequeno exemplar para casa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola, ou em casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existem 4 contentores de recolha das águas na escola. Quando não existe água nos contentores, a rega é feita com água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monotorização de pragas é feita por observação direta, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgões e lagartas
Foram combatidas com farinha e água

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Salada de alface a acompanhar a refeição.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Biodiversidade da "Manta Morta"
- As crianças foram à horta procurar seres vivos que vivem debaixo da superfície, que aparentemente só é composta por terra e folhas secas.
- Encontraram minhocas e bichinhos de conta, que levaram para a sala, para observar o seu comportamento em ambientes húmidos/secos e com/sem luz solar.
- Feitas as conclusões, discutiu-se a importância destes seres no ecossistema da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Apesar da horta escolar ser pequena, existe todo um conjunto de atividades em volta da mesma, com o objetivo de desenvolver a consciência ambiental das crianças.
- No inverno fazem-se as sementeiras, que são colocadas numa pequena estufa, para depois transplantar para a horta, e que as crianças têm que cuidar.
- Existe o compostor, que as crianças mantêm, para que o composto seja utilizado na horta e floreiras.
- Na horta está colocado um pequeno hotel de insetos, e que as crianças respeitam, para que os insetos da horta possa colocar os seus ovos.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/fatimacabral/eco-escolas-eb1-ji-de-sintra-gj4nyvkh5evxqw6g