Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1/JI Sintra (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- Na preparação do terreno;
- Na aquisição de utensílios;
- Na oferta de plantas e sementes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Atenção ao mundo que as rodeia;
- Maior sensibilização para a proteção do ambiente;
- Aquisição de conceitos na área do tratamento do lixo e da reutilização do lixo orgânico:
- Desenvolvimento da responsabilidade e reconhecimento do trabalho de equipa;
- Sensibilização para uma alimentação saudável e comportamentos sustentáveis;
- Conhecimento do ciclo de vida das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Na preparação do terreno, plantação e sementeiras é feita colaborativamente.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização é feita com recurso a adubo doméstico, proveniente do compostor e da terra fertilizada por restos de plantas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações - alho, alho francês, cenoura, couve
Pimento
Consociações - cenoura, tomate
Alface
Consociações - cenoura, couve, tomate
Beterraba
Consociações - alface, alho, couve
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Quando existem muitos produtos, cada criança leva um pequeno exemplar para casa.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram combatidas com farinha e água
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- As crianças foram à horta procurar seres vivos que vivem debaixo da superfície, que aparentemente só é composta por terra e folhas secas.
- Encontraram minhocas e bichinhos de conta, que levaram para a sala, para observar o seu comportamento em ambientes húmidos/secos e com/sem luz solar.
- Feitas as conclusões, discutiu-se a importância destes seres no ecossistema da horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
- No inverno fazem-se as sementeiras, que são colocadas numa pequena estufa, para depois transplantar para a horta, e que as crianças têm que cuidar.
- Existe o compostor, que as crianças mantêm, para que o composto seja utilizado na horta e floreiras.
- Na horta está colocado um pequeno hotel de insetos, e que as crianças respeitam, para que os insetos da horta possa colocar os seus ovos.
15.1. Link para a página da horta: