Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Gâmbia /JI (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuíram com plantas e terra.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos podem seguir de perto todas as fases da planta, desde que semeada até ser colhida.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita em grupo turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos limpam a horta e depois o solo é cultivado. Até ao momento ainda não foi utilizada nenhuma fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves e alfaces.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 Kg aproximadamente.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As alfaces foram preparadas na salada ao almoço.
As folhas de couve foram utilizadas na preparação de um bolo de couve, que foi bem apreciado pelos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparação do solo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Colheita dos vegetais.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: