Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A participação de EE foi também possível na elaboração da sopa servida durante o Science Fest.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A comunidade educativa aprecia os produtos que vão sendo vendidos em bancas realizadas ao longo da semana e asseguradas por alunos do 3º ciclo e ensino secundário.
Mas os maiores consumidores são os professores e os assistentes operacionais que rapidamente esgotam os produtos, uma vez que não produzimos em grandes quantidades, optando pela variedade de culturas, quer em legumes, frutas ou aromáticas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
O terreno é fertilizado com adubo resultante da compostagem efetuada em três compostores. Vamos ter mais um no próximo ano letivo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
intercalamos a plantação de couves com pimenteiros de diferentes qualidades.
As aromáticas, como o alecrim ou a alfazema, têm sido plantadas em vários pontos da horta com o objetivo de afastar insectos indesejáveis e captar os que são benéficos.
Plantamos a hortelã junto com a couve para afastar as lagartas.
Juntamos num mesmo canteiro o milho e as abóboras que se dão muito bem.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Ameixas e maracujás, ainda em amadurecimento: cerca de 40 quilos;
Favas: cerca de 20 kilos;
Batatas: 20 quilos
Tomate: 8 quilos
Caldo verde: 10 quilos
Ervilhas: 5 quilos
Morangos, framboesas e nêsperas: cerca de 15 quilos
Espinafres: 10 ramos de espinafres
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A maioria dos produtos é, por isso, vendida no seio da comunidade escolar.
Por vezes, pequenas colheitas são entregues aos alunos que as efetuam.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é efetuada duas vezes por semana, de manhã cedo, ou no final do dia para uma maior rentabilização e aproveitamento da mesma por parte das plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As joaninhas e as abelhas são um excelente sinal da preservação da biodiversidade na nossa horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A turma 7º T1 esteve a fazer plantação de sementes de feijão verde para monitorizar o seu desenvolvimento sob três condições: com água e luz; só com água; só com luz!
Os alunos usaram vasos biodegradáveis o que irá permitir, posteriormente, a integração das novas plantas no canteiro alargado da horta, sem problemas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Estes alunos criaram um painel de azulejos, inspirados nos painéis que dignificam e embelezam as paredes de vários edifícios do património lourense, como a igreja matriz de S. Julião do Tojal ou a cozinha do Palácio do Correio-Mor. Este painel irá constituir o tampo para a mesa do espaço de lazer da horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Entretanto a funcionária que colaborava com a horta reformou-se e deixámos de ter esse apoio também.
Não é fácil conciliar as necessidades da horta com o horário de trabalho dos professores e turmas.
15.1. Link para a página da horta: