Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Social Padre José Kentenich (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Todos os anos é criado um espaço dedicado à criação de uma horta com o grupo, que envolve tanto crianças coma os adultos responsaveis.

2. Área aproximada da horta (m²):

Este ano optou-se por fazer a nossa horta em paletes que foram oferecidas à nossa Instituição. É nosso objetivo plantar/semear diferentes tipos de cultivos, por este mesmo motivo não consigo descrever a área da horta mas no conjunt será inferior a 20m.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e manutenção da horta é realizada pela distribuição de tarefas de acordo com a envolvência das crianças na criação do seu espaço da horta.
Foi solicitado a cada criança que escolhesse o seu espaço para plantar ou semear o que queriam e cada uma delas ficou assim responsável por o cuidar e tratar.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada mediante a limpeza das ervas, a seguir foi preparado uma mistura de terra e adubo orgânico, antes da semeadura.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Utiliza-se restos de casas de frutas, flores e folhas recolhidas do pátio.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta está ser cultivado cenouras, alfaces, rabanetes, feijão verde, alho-francês, ervilhas e salsa. Em vasos a parte foram semeados girassóis, e plantado beijinhos de mãe e jarros (flores)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo e confeção da comida

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada de acordo com a necessidade da mesma recorrendo sempre que possível através da recolha da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monotorização é feita e a atuação é feita de acordo com a necessidade

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com a colheita dos legumes da horta, eles foram levados a cozinha e entregues a cozinheira para que os usasse na preparação e confecção da sopa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns dias depois da semeadura fomos observar a germinação das sementes e o processo de crescimento das plantas, pudemos observar a germinação de depois comparar com o que já estava crescido na grande horta, que pertence ao espaço onde está nossa escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: