Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 metros quadrado

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Mtemática, Cidadania, EV e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Temos o apoio da associação de pais, que tem sido imprescidivel para a a concretização deste projeto.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta serviu de base para os Eco-cozinheiros, serve de base para os alunos do Ensino Especial poderem também trabalhar, os produtos foram vendidos na exposições do Eco-Escolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos equipas de alunos organizados em dias da semana para regar e um dia fixo para realizarmos plantação e manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Quanto à limpeza inicial temos a ajuda dos técnicos da Junta de Freguesia de Benfica, quanto à fertilização temos o compostor e alguns produtos biológicos trazidos pela comunidade educativa (cascas de ovos...). Por fim a monotorização é feita pela coordenadora através de uma escala.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor minhoqueiro e dois compostores orgânicos com materiais trazido pela comunidade educativa, monitorizada por 2 professoras.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas e flores intercaladas com hortícolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

12kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Eco-cozinheiros, venda em exposições, saquinhos de ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita a recolha da água das chuvas para um depósito de 500 litros que serve para regar a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sempre que se justifique, alguns professores lecionam as suas aulas na horta, mais frequentemente em aulas de Ciências Naturais, Matemática e EV.
Também foi utilizada para os projetos implementados pela Ciência Viva.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Exposição no Palácio Baldaya, com todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Foram utizados os produtos da horta e confecionados pelos Eco-cozinheiros para os elementos do Conselho Eco-Escolas e alguns elementos da comunidade escolar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta tem sido um elo de ligação entre os alunos e a natureza, bem como com o ensino especial e as restantes entidades que têm trabalhado connosco, tais como a Cruz Vermelha a Associação de Pais, entre outras.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/professor.aebenfica.pt/eco-escolas-pedro-de-santarem/espa%C3%A7os-exteriores-biodiversidade/hortas-bio