Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Escolar Casal Telheiro (Arruda dos Vinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 meses.

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

17

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Cidadania e Expressão Plástica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

315

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias enviaram as sementes para serem plantadas na horta no início da plantação da horta..
As famílias compraram os legumes produzidos na horta (alfaces) no início do mês de junho..

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todos os alunos plantam, regam e colhem os legumes segundo uma escala de tarefas.
A CPCJ de Arruda dos Vinhos colaborou na preparação do terreno da horta e na colocação de uma vedação.
O município facultou-nos terra fértil.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos plantaram os legumes, regam a horta segundo uma escala e os representantes de cada turma já colheram as alfaces, que venderam aos seus pais/familiares.

7. Como é feita a preparação do solo?

A CPCJ de Arruda dos Vinhos colaborou na preparação do terreno da horta e na colocação de uma vedação.
Cada turma, antes da rega, remexe o solo com um sacho e retira as ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomates, pimentos, abóboras, pepino, feijão verde, coentros e salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1kg de alfaces.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda aos pais/familiares dos alunos

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Diariamente cada turma (segundo uma escala) efetua a rega às 9h da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: