Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica de Infantas (Guimarães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Normalmente a participação das famílias passa também pela ajuda nos trabalhos mais pesados da horta,
De vez em quando, solicitar-se-á os alunos e aos pais alguns produtos para o compostor da escola, como borras de café, cascas de alimentos, cascas de ovos, etc..
Por fim, quando for possível organizar-se-á um Mercadinho Bio com os produtos da horta para venda aos encarregados de educação, professores e funcionários da escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os recursos que ela nos oferece;
Aumentar a produção de alimentos saudáveis, especialmente hortaliças para enriquecer o lanche ou o almoço; Estimular uma alimentação saudável; Além disso, as crianças aprendem a aproveitar as sobras orgânicas provenientes da cozinha para a produção de adubo orgânico.
Os objetivos deste projeto, que possibilitam o desenvolvimento de diferentes competências profetizadas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, são: (I) melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade; (II) promover o consumo e a produção sustentáveis, através da horta escolar; (III) desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa; (IV) ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e (V) melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Haverá dias específicos, comemorativos em que todos os alunos participam na horta ou estipulados para evitar cruzamentos e possíveis aglomerados na área.
7. Como é feita a preparação do solo?
Por último, construímos os talhões/canteiros e os carreiros de circulação, de acordo com a planta da horta e nas fases seguintes será incorporada matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola, composto bio de Cavalo.
A fertilização é feita com recurso à compostagem. A limpeza e manutenção é feita por adultos e crianças.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Associações instaladas na horta: a) Alface, alho-francês cebola, b) Penca, feijão e espinafre; c) Alface, morangueiros, coentro e salsa; d) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; e) Ervilha-de-cheiro, pelargónio, acelga, salsa, couve-coração; f) Alho, alface, couve-portuguesa; g) Alho-francês, cebola, alface; h)Couve-flor, couve-roxa, acelga, beterraba, alho-francês, endro, alecrim, rosmaninho, erva-cidreira; i)Feijão da trepa, chagas, salsa, coentro, erva-cidreira; j) Abóbora, couve, alface, chagas, orégão e borragem; l) Alho-francês, penca de Chaves, alface, cebola, coentro, chagas, espinafre e morangueiro; m) Beringela, cravo-túnico, borragem e salsa.
Ao longo da horta/bordadura dos talhões plantamos ervas aromáticas (alecrim, orégão, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, rosmaninho, endro, …) e flores (cravo-túnico, cosmos, papoila da Califórnia, borragem), que funcionam como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda outras com a função de plantas-armadilhas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
No futuro se houver boas colheitas serão consumidas na confeção de sopa, saladas e outros pratos na cantina da escola e lanches. Serão consumidos pelas crianças e vendidos aos Encarregados de Educação e famílias, professores e funcionários da escola.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Através da torneira instalada nesse depósito, as crianças enchem os regadores para proceder à regra, sempre que necessário. A rega é sempre feita com o reaproveitamento das águas pluviais. Também será realizada nos dias de consorte da poça que está junto à horta bio e charco pedagógico.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: