Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- respeito pela natureza
- valorizar produtos biológicos
- conhecer e aplicar métodos biológicos de agricultura/cultivo
- conhecer e utilizar instrumentos agrícolas
- reconhecer a importância e saber como ter uma alimentação saudável
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Estas tarefas foram coordenadas entre as professoras envolvidas e desenvolvidas durante algumas das horas das suas disciplinas e do clube.
Em 2023, a forma de organização mantém-se, sendo que neste ano colaboram também alunos do CCV.
7. Como é feita a preparação do solo?
Até à presente data, não foi utilizado qualquer tipo de fertilizante (nem biológico, nem químico).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Horta Pedagógica: alface, couve repolho, courgette, brócolos, tomate, cebola, espinafres, batata
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
No final do ano letivo 22/23 em junho foi realizada uma feira de produtos hortícolas tendo os alunos ido de manhã colher e depois vender.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No ano letivo 2021/22, e no âmbito da atividade “Jardim de Aromáticas” dinamizada pelo Clube Ciência Viva na Escola, o Clube, em articulação com a Biblioteca Escolar, promoveu este concurso de escrita criativa de quadras e acrósticos alusivos a várias espécies de plantas aromáticas que se encontram no referido Jardim da escola sede. Os principais objetivos do concurso foram estimular a escrita criativa e a valorização de plantas aromáticas em vários contextos do quotidiano e foi destinado a todos os alunos da escola sede do Agrupamento.
Registou-se a participação de cerca de 30 alunos, a maioria do 2.º ciclo de escolaridade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Como estímulo e promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, alguns dos produtos cultivados no Jardim de Aromáticas e na Horta Pedagógica foram colhidos e vendidos na escola sede a propósito da comemoração do Dia da Alimentação, 16 de Outubro.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
No ano lectivo 2022/23, considerou-se útil o oportuno a participação dos alunos da Sala de Recursos Especializados no desenvolvimento deste projecto. Alguns destes alunos, integrados numa das turmas de 5.º ano que participou no projecto em 2021/22, demonstraram grande interesse e uma participação muito positiva no desenvolvimento das actividades a ele associadas.
Dado o benefício, o interesse e a relevância na participação destes alunos para o seu melhor desenvolvimento e integração, foram desenvolvidas algumas actividades com eles no âmbito das disciplinas de Formação Pessoal e Social e Actividades de Vida Diária. Uma dessas actividades foi a confecção de uma sopa com alguns dos produtos plantados na Horta Pedagógica.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Espera-se que, no próximo ano lectivo,:
- seja possível cultivar uma maior diversidade de espécies no Jardim de Aromáticas e na Horta Pedagógica;
- utilizar meios sustentáveis e não poluentes como fertilizante (como cinzas e borras de café do bar da escola, etc.);
- envolver de uma forma mais frequente nas actividades desenvolvidas assistentes operacionais e, eventualmente, encarregados de educação.
15.1. Link para a página da horta: