Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

As atividades relativas à dinamização de um Jardim de Aromáticas teve início em Janeiro de 2022, com o Clube Ciência Viva da escola sede. Logo neste ano, houve articulação do clube com professoras de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e Inglês

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube Ciência Viva Ciências Naturais Cidadania e Desenvolvimento Inglês Matemática À Descoberta (Oferta de Escola), Formação Pessoal e Social Actividades de Vida Diária

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trouxeram sementes para plantar e solo fértil

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Impacto nos alunos
- respeito pela natureza
- valorizar produtos biológicos
- conhecer e aplicar métodos biológicos de agricultura/cultivo
- conhecer e utilizar instrumentos agrícolas
- reconhecer a importância e saber como ter uma alimentação saudável

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em 2022, as tarefas estiveram repartidas entre a coordenadora do CCV e das professoras de CN e CD e respetivos alunos, tendo sido repartidas as tarefas de preparar o terreno, semear, plantar e replantar, regar e limpar.
Estas tarefas foram coordenadas entre as professoras envolvidas e desenvolvidas durante algumas das horas das suas disciplinas e do clube.
Em 2023, a forma de organização mantém-se, sendo que neste ano colaboram também alunos do CCV.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todas as tarefas relativas à preparação do terreno para receber e manter o Jardim de Aromáticas e a Horta Pedagógica foram realizadas com os alunos, as professoras e assistentes operacionais envolvidas com recurso, apenas, a ferramentas manuais.
Até à presente data, não foi utilizado qualquer tipo de fertilizante (nem biológico, nem químico).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Jardim de Aromáticas: Salsa, coentros, orégãos, hortelã, alecrim, alfazema, tomilho, endro, loureiro
Horta Pedagógica: alface, couve repolho, courgette, brócolos, tomate, cebola, espinafres, batata

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

No final do ano letivo 2021/22 e na semana da Alimentação em Outubro de 2022, algumas das aromáticas do Jardim foram colhidas e vendidas em pequenos molhos na Festa de Sto. António do Agrupamento.
No final do ano letivo 22/23 em junho foi realizada uma feira de produtos hortícolas tendo os alunos ido de manhã colher e depois vender.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Concurso de Escrita Criativa “Quadras e Acróstico Aromáticos”
No ano letivo 2021/22, e no âmbito da atividade “Jardim de Aromáticas” dinamizada pelo Clube Ciência Viva na Escola, o Clube, em articulação com a Biblioteca Escolar, promoveu este concurso de escrita criativa de quadras e acrósticos alusivos a várias espécies de plantas aromáticas que se encontram no referido Jardim da escola sede. Os principais objetivos do concurso foram estimular a escrita criativa e a valorização de plantas aromáticas em vários contextos do quotidiano e foi destinado a todos os alunos da escola sede do Agrupamento.
Registou-se a participação de cerca de 30 alunos, a maioria do 2.º ciclo de escolaridade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Venda de Aromáticas na Semana da Alimentação
Como estímulo e promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, alguns dos produtos cultivados no Jardim de Aromáticas e na Horta Pedagógica foram colhidos e vendidos na escola sede a propósito da comemoração do Dia da Alimentação, 16 de Outubro.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confecção de sopa com alunos de Sala de Recursos Especializados
No ano lectivo 2022/23, considerou-se útil o oportuno a participação dos alunos da Sala de Recursos Especializados no desenvolvimento deste projecto. Alguns destes alunos, integrados numa das turmas de 5.º ano que participou no projecto em 2021/22, demonstraram grande interesse e uma participação muito positiva no desenvolvimento das actividades a ele associadas.
Dado o benefício, o interesse e a relevância na participação destes alunos para o seu melhor desenvolvimento e integração, foram desenvolvidas algumas actividades com eles no âmbito das disciplinas de Formação Pessoal e Social e Actividades de Vida Diária. Uma dessas actividades foi a confecção de uma sopa com alguns dos produtos plantados na Horta Pedagógica.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existe a intenção de dar continuidade a este projecto no próximo ano lectivo. Espera-se que este continue a ser dinamizado pelo Clube Ciência Viva em articulação com diversas disciplinas, continuando a integrar os alunos da Sala de Recursos Especializados.
Espera-se que, no próximo ano lectivo,:
- seja possível cultivar uma maior diversidade de espécies no Jardim de Aromáticas e na Horta Pedagógica;
- utilizar meios sustentáveis e não poluentes como fertilizante (como cinzas e borras de café do bar da escola, etc.);
- envolver de uma forma mais frequente nas actividades desenvolvidas assistentes operacionais e, eventualmente, encarregados de educação.

15.1. Link para a página da horta: