Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira (Lourinhã)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Maior empatia e respeito pelo Meio Ambiente.
- Mudança de hábitos alimentares (maior consumo de salada à refeição).
- Ganho de responsabilidade (cumprir as tarefas que lhe são atribuídas na manutenção da horta).
- Aprendizagens relativas ao cultivo da terra e às fases de crescimento e desenvolvimento das plantas.
- Aprendizagens significativas, em contexto, relacionadas com a disciplina de estudo do meio (seres vivos - animais e plantas).
- Mudança de comportamentos no que diz respeito à compostagem.
- Inclusão de alunos num trabalho cooperativo e colaborativo.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os elementos do grupo (3/4 elementos) distribuem as tarefas entre si de acordo com o que gostam e/ou que ainda não fizeram: regar, arrancar ervas daninhas,...
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangueiros e ervas aromáticas (hortelã, salsa, coentros, cebolinho...).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
- Partilha com as famílias que em troca trazem novas plantas ou sementes.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Envolve todos os alunos da escola.
Houve melhorias nos seus hábitos alimentares. Alunos que recusavam a salada e/ou os legumes, agora já pedem para repetir porque são produtos da "nossa horta" e dizem que são melhores do que os que a mãe compra.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Há sempre trabalho a fazer na horta e aproveitamos para trabalhar as diferentes disciplinas na horta desde a leitura de poemas ou textos; explorar a constituição das diferentes plantas; observar os animais existentes; fazer cálculos com as plantas dos canteiros (somas, multiplicações),...
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: