Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Bairro Afonso Costa (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Cada aluno levou o seu vasinho com a planta do girassol para casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A educadora realiza a manutenção da horta com o auxílio do seu grupo de crianças, pedindo a colaboração de diferentes elementos em dias alternados.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º Preparar o terreno (sachar e tirar as ervas daninhas);
2º Preparar o material necessário para a sementeira:
- Sementes de girassol
- Sacho
- Terra
- Regador;

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantação da semente de girassol.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 30 plantas de girassol.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A planta do girassol foi enviada em copinhos para as casas das crianças envolvidas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

- Rega diária, quando esteve mais calor.
- Rega de dois em dois dias quando o tempo esteve mais ameno.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta da educadora com o seu grupo de crianças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Animação e exploração da história "O Ladrão de Girassóis" (Missão Dia do Pijama), como ponto de partida para a exploração da horta.
Ao longo dos meses, foram realizadas diversas atividades em torno deste tema.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É de realçar a motivação e o empenho das crianças durante as diversas atividades realizadas.

15.1. Link para a página da horta: