Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Escolar de Arrifana (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 ANOS

2. Área aproximada da horta (m²):

31 M2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º ciclo - Portugês, Estudo do meio e pré escolar com área do conhecimento do mundo e linguagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

79

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com esta atividade promoveu-se a troca de experiências entre gerações, com exemplificação de técnicas utilizadas na infância dos pais em contexto agrícola. As crianças tiveram a oportunidade de observar e participar na preparação e cultivo da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente um grupo/turma está responsável por cuidar da horta juntamente com uma das assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

O funcionário da junta de freguesia preparou o solo, limpando e cavando a terra.
As crianças, professoras, educadoras e assistentes operacionais completaram, limpando e preparando o terreno para as culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A camara municipal ofereceu um compostor e deu formação de como o utilizar a adultos e crianças.
As assistentes operacionais selecionam cascas e fruta e legumes, as crianças cortam em pedaços mais pequenos e colocam-nos no compostor. semanalmente é acrescentada terra ou folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolo, batata, alfaces, feijão verde, couve, hortelã pimenta, salsa, morangos, feijão, curgete, amoreiras, chuchu, morangos e tomate.
Também semeamos e plantámos flores: girassóis, gladíolos, coroas de rei, malmequeres, amores de mão, alecrim, hortelã, alfazema e funcho. etc.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A nossa horta está com a produção muito atrasada, devido às chuvas intensas que não permitiram semear e plantar atempadamente. Assim os únicos produtos que já estamos a colher são os morangos (-/-1kg), hortelã e alecrim para chá e diversas flores.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São para consumo das crianças da escola. As flores embelezam o nosso recreio e salas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com as águas recolhidas da chuva (reservatório das caleiras) e água da rede. As regas são feitas no início da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve pragas, apenas plantámos hortelã pimenta para afastar alguns insetos e colocámos cinza e borras de café ao redor dos canteiros.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Quando colhemos os morangos, fizemos um lanche com salada de frutas, onde incluimos os morangos dos nossos canteiros.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No contexto da aula de estudo do meio sobre as plantas e as partes que as constituem, foi possível observar diferentes partes da planta e diferentes tipos de folha e de raiz.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dinamizámos a atividade do ciclo de vida da borboleta com as lagartinhas que encontrámos no funcho da nossa horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta permite um primeiro contacto de muitas crianças com a terra e as plantas, pois apesar de estarmos no interior, muitas das nossas crianças vivem em apartamentos e a sua rotina já é considerada citadina, sem grande contacto com a terra- agricultura.

15.1. Link para a página da horta: