Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Professor João Dias Agudo (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

6m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

área das ciências, formação cívica, educação ambiental

3.3. N.º de alunos envolvidos:

148

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias trazem sementes e plantas para a horta e algumas participam na plantação e na compra de alguns produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os pais valorizam os produtos obtidos da horta e confecionam-nos em casa; os alunos aprendem a ser cuidadores e valorizar o cultivo biológico; aumentam o vocabulário e adquirem conhecimento sobre o desenvolvimento das plantas; aprendem os tempos e as ações necessárias ao melhor desenvolvimento das plantas consoante as suas características.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São organizadas os grupos que aderem à horta biológica e entre si ao longo do ano articulam as tarefas a desenvolver.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente limpam-se as ervas daninhas, mobiliza-se a terra, coloca-se o adubo obtido pela compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas, restos alimentares da fruta das salas e refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: 2 árvores de fruta, ervas aromáticas, alfaces, couves, morangueiros, flores, espinafres e plantas da época.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não temos Kg, pois a horta é pequena.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo no Estabelecimento e envio para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos colocam garrafões de água de plástico no espaço exterior para recolha da água da chuva e vão enchendo um depósito colocado no espaço exterior.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os caracóis. Estes foram afastados com cascas de ovo e borras de café, sem grande sucesso.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: