Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos sentem-se envolvidos na preservação da horta e procuram melhorar os seus conhecimentos relativos à agricultura biológica. Adicionalmente, transmitem aos seus familiares os saberes que adquirem no espaço escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os canteiros foram divididos pelas turmas e cada uma gere o seu espaço. O grupo organiza-se de forma a que cada aluno tenha acesso a todas as tarefas, tais como regar (indo buscar água ao contentor de armazenamento da água da chuva), retirar as ervas daninhas, retirar folhas secas, gradar o espaço do canteiro, verificar se existem pragas e, por fim, recolher os alimentos produzidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é iniciada com a limpeza do mesmo e depois é colocada a mistura resultante da compostagem (fertilização).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com os resíduos da fruta/ legumes resultantes dos almoços no refeitório e dos lanches dos alunos e com o material recolhido dos canteiros das árvores/flores existentes no espaço escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas (tomate, alface, feijão, aipo, batata, couve, cenoura e nabo) e ervas aromáticas (salsa, sálvia e coentros). Morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Este ano a produção foi muito reduzida: cerca de 3 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são usados para consumo direto dos alunos, em atividades como a confeção de sopas e de saladas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada por grupos de alunos que recolhem a água da chuva existente nos recipientes colocados no espaço de recreio e a utilizam imediatamente nos canteiros ou a colocam num grande contentor para utilização futura.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é feita pelos alunos de cada turma através da observação direta semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os canteiros das alfaces, das favas e das ervas aromáticas foram atacados por caracóis e lagartas. Foram colocadas borras de café e cascas de ovos trituradas ao redor das plantas, mas só algumas sobreviveram.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A atividade "Aula na horta" foi realizada cerca de seis vezes durante o ano por cada grupo de alunos (cerca de 24/cada mais um docente). Os alunos prepararam os canteiros, enriqueceram os solos com o composto resultante do compostor, plantaram o que cada grupo escolheu e, por grupos, regaram a horta e foram fazendo a manutenção da mesma. Ao longo deste ano, foram detetados vários ataques de pragas, os quais foram combatidos com produtos naturais, tais como borras de café e cascas de ovos trituradas. Apesar da tomada destas medidas, muitas das plantas sucumbiram e a produção diminuiu bastante em relação aos anos anteriores.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realização de uma pequena "feira/exposição" dos produtos recolhidos na horta (e de outros oferecidos), apresentando todo o processo produtivo e as regras de uma alimentação saudável através de trabalhos realizados pelos alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de uma sopa. A partir dos produtos recolhidos na horta (alfaces, favas, algumas cenouras e salsa), foi confecionada uma sopa e distribuída pelos alunos que participaram no projeto.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: