saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 6 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
15 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos:
200
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos sentem-se envolvidos na preservação da horta e procuram melhorar os seus conhecimentos relativos à agricultura biológica. Adicionalmente, transmitem aos seus familiares os saberes que adquirem no espaço escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os canteiros foram divididos pelas turmas e cada uma gere o seu espaço. O grupo organiza-se de forma a que cada aluno tenha acesso a todas as tarefas, tais como regar (indo buscar água ao contentor de armazenamento da água da chuva), retirar as ervas daninhas, retirar folhas secas, gradar o espaço do canteiro, verificar se existem pragas e, por fim, recolher os alimentos produzidos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é iniciada com a limpeza do mesmo e depois é colocada a mistura resultante da compostagem (fertilização).
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada com os resíduos da fruta/ legumes resultantes dos almoços no refeitório e dos lanches dos alunos e com o material recolhido dos canteiros das árvores/flores existentes no espaço escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Produtos hortícolas (tomate, alface, feijão, aipo, batata, couve, cenoura e nabo) e ervas aromáticas (salsa, sálvia e coentros). Morangos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Este ano a produção foi muito reduzida: cerca de 3 Kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são usados para consumo direto dos alunos, em atividades como a confeção de sopas e de saladas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada por grupos de alunos que recolhem a água da chuva existente nos recipientes colocados no espaço de recreio e a utilizam imediatamente nos canteiros ou a colocam num grande contentor para utilização futura.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. A monitorização é feita pelos alunos de cada turma através da observação direta semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os canteiros das alfaces, das favas e das ervas aromáticas foram atacados por caracóis e lagartas. Foram colocadas borras de café e cascas de ovos trituradas ao redor das plantas, mas só algumas sobreviveram.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A atividade "Aula na horta" foi realizada cerca de seis vezes durante o ano por cada grupo de alunos (cerca de 24/cada mais um docente). Os alunos prepararam os canteiros, enriqueceram os solos com o composto resultante do compostor, plantaram o que cada grupo escolheu e, por grupos, regaram a horta e foram fazendo a manutenção da mesma. Ao longo deste ano, foram detetados vários ataques de pragas, os quais foram combatidos com produtos naturais, tais como borras de café e cascas de ovos trituradas. Apesar da tomada destas medidas, muitas das plantas sucumbiram e a produção diminuiu bastante em relação aos anos anteriores.
Atividade 2:
Descrição:
Realização de uma pequena "feira/exposição" dos produtos recolhidos na horta (e de outros oferecidos), apresentando todo o processo produtivo e as regras de uma alimentação saudável através de trabalhos realizados pelos alunos.
Atividade 3:
Descrição:
Confeção de uma sopa. A partir dos produtos recolhidos na horta (alfaces, favas, algumas cenouras e salsa), foi confecionada uma sopa e distribuída pelos alunos que participaram no projeto.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: