Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de Infância de Boavista - Silveira (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta já existiu antes de 2019 e foi reeniciada este ano letivo-

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Àrea do Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As familia foram envolvidas no processo inicial com a oferta de plantas,sementes, caixas para as 'plantações.A Junta de Freguesia de Silveira, colaborou com terra e uma mangueira.
Durante as colheita de plantas hortículas e aromáticas, foram realizadas vendas na comunidade educativa,para angariação de fundos para uma visita de estudo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças tiveram oportinudade de identificar várias plantas,observar diretamente o seu crescimento.
Participaram na prepação do espaço e na rega diária, assim como na colheira de plantas e frutos.
Fizeram descobertas sensoriais e degostaram.
Fizeram aprendizagens sobre a agricultura biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita diáriamente por quatro crianças, duas de cada sala deste Jardim de Infância,acompnhadas por um adulto.A repartição de tarefas foi organizada através da utillização dos quadros de tarefas diárias,atribuidas sucessivamente a todos os elementos de ambos os grupo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e a mobilização do solo foi feita antes da plantação, com as crianças e a fertilização foi feita com adubo natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas: salsa e coentros.
Horticulas: espinafres,alfaces,cenouras,tomateiros,feijoeiros e morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao final do mês de maio: 10 alfaces; 0,5 Kg de morangos,6 molhos de espinafres, 4 ramos de salsa e de coentros.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A venda de produtos na comunidade educativa, reverterá para uma visita de estudo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que existe água da chuva é utilizada na rega,quando tal não acontece utiliza-se água da companhia.A rega é feita pelas crianças sendo supervisionada por um adulto.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Durante este ano letivo não foi realizada a monotorização de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A observação direta do crescimento de plantas e germinação de sementes, foi realizada no espaço exterior e no interior das salas foi realizada a experiençia de geminação de feijoes.As crianças aprenderam a importanciada água e da luz para a germinaçâo e no crescimento de plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Rega e descobertas em relação à germinação e crescimento de plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As famílias envolveram-se neste projeto, doando sementes e plantas e compraram os produtos da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

jibovistasa@gmail.com