Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Secundária de Alvide (Cascais)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas de manutenção são decididas pelos professores entre si, e depois executadas com a colaboração dos alunos/turmas com quem estão na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilidade do solo é feita com recurso a composto biológico com estrume de cavalo, mas também com a compostagem Bokashi, realizada pelos alunos, que trouxeram de casa os restos de bens alimentares (frutas, legumes, chá e borras de café). Da compostagem Bokashi recolhemos o chorume, normalmente designado por chá de Bokashi, que é dissolvido em água, na porção de 10ml para 1 litro de água. Esta solução é utilizada como fertilizante na rega das culturas da horta. O composto em si, resultante da acumulação dos resíduos e do farelo no balde, foi deitada no solo e coberta com terra, de modo a fertilização-lo.
As ervas daninhas foram arrancadas, mas nunca na totalidade, pois ajudam a fixar o solo na parcela que tem uma ligeira inclinação. Ajudam, igualmente, na proteção deste contra a ação dos agentes erosivos, não permitindo a sua compactação.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os alunos trouxeram de casa os resíduos orgânicos (cascas de frutas, vegetais e legumes, folhas de chá e borras de café). Não se colocaram cascas ou folhas que estivessem podres ou com doenças, de modo a não contaminar o nosso composto com bactérias ou fungos.
O fundo do balde contem uma bandeja perfurada que permite a passagem do líquido resultante da compostagem. Nessa bandeja começamos por espalhar, o mais uniformemente possível, o farelo. Seguiu-se a colocação dos resíduos orgânicos partidos em pedaços pequenos, com cerca de 1 cm. Fez-se uma camada de resíduos com cerca de 5 a 6 cm e compactou-se bem para retirar o ar. Cobriu-se esta camada com farelo. Repete-se o processo, até termos o balde cheio. Passados uns dias já podemos começar a recolha do chorume, ou chá de bokashi, que foi utilizado como fertilizante natural na rega das culturas da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomateiros com morangueiros.
Milho com couve.
Acelgas com rabanetes.
Alfaces e tomateiros.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
2kg de cenouras,
6,1 kg de batatas,
3 kg de favas,
5 kg de acelgas (tivemos todo o ano),
5 kg de rúcula,
3,5 kg de espinafres,
1kg de rabanetes,
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Esta monitorização é feita semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
2 - Tivemos piolho nas favas, que foi combatido com uma solução de água com sabão azul e branco.
3 - As lemas também atacaram as acelgas e outras culturas. Para as combater colocámos latas de conserva enterradas ao nível do solo, as quais enchemos com cerveja.
4 - Tivemos um ataque de formigas que tentámos combater com canela, pimenta caiena e limão, mas nenhuma resultou. Faltou-nos experimentar com água a ferver.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A existência de uma horta biológica na escola, é uma grande mais-valia, pois é sala de aula para alunos de todas as idades. Os alunos podem degustar e saborear os produtos biológicos que semearam e/ou plantaram e comprovar a diferença na qualidade e no paladar. É com grande surpresa que muitos dizem que os produtos da horta são mais saborosos que os comprados no supermercado e que cheiram muito melhor. Podemos mostrar que se pode praticar uma agricultura que respeita o ambiente, que não polui e que faz bem à nossa saúde. A horta ensina a comer o que é da época. As plantas aromáticas e medicinais também são muito apreciadas e alvo de pesquisa por parte dos alunos.
15.1. Link para a página da horta: