Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária de Alvide (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 80 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Módulo de Agricultura Sustentável e Agricultura de Conservação do Curso Profissional de Ambiente e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As culturas da nossa horta biológica forma partilhadas com os alunos, professores e funcionários da escola. Esta partilha foi mais regular entre os meses de fevereiro e maio, com uma periodicidade semanal.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta está a cargo dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão do Ambiente, com a Professora Mafalda Santos. Os funcionários da escola também colaboram na sua manutenção, assim como os restantes professores.
As tarefas de manutenção são decididas pelos professores entre si, e depois executadas com a colaboração dos alunos/turmas com quem estão na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com a forquilha cavadora, mas com a menor mobilização do solo, possível. Pretendemos, desta forma, manter a sua fertilidade.
A fertilidade do solo é feita com recurso a composto biológico com estrume de cavalo, mas também com a compostagem Bokashi, realizada pelos alunos, que trouxeram de casa os restos de bens alimentares (frutas, legumes, chá e borras de café). Da compostagem Bokashi recolhemos o chorume, normalmente designado por chá de Bokashi, que é dissolvido em água, na porção de 10ml para 1 litro de água. Esta solução é utilizada como fertilizante na rega das culturas da horta. O composto em si, resultante da acumulação dos resíduos e do farelo no balde, foi deitada no solo e coberta com terra, de modo a fertilização-lo.
As ervas daninhas foram arrancadas, mas nunca na totalidade, pois ajudam a fixar o solo na parcela que tem uma ligeira inclinação. Ajudam, igualmente, na proteção deste contra a ação dos agentes erosivos, não permitindo a sua compactação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Como já foi anteriormente referido, foi realizada a compostagem Bokashi. Utilizámos um balde próprio, equipado com uma torneira para a recolha do chorume.
Os alunos trouxeram de casa os resíduos orgânicos (cascas de frutas, vegetais e legumes, folhas de chá e borras de café). Não se colocaram cascas ou folhas que estivessem podres ou com doenças, de modo a não contaminar o nosso composto com bactérias ou fungos.
O fundo do balde contem uma bandeja perfurada que permite a passagem do líquido resultante da compostagem. Nessa bandeja começamos por espalhar, o mais uniformemente possível, o farelo. Seguiu-se a colocação dos resíduos orgânicos partidos em pedaços pequenos, com cerca de 1 cm. Fez-se uma camada de resíduos com cerca de 5 a 6 cm e compactou-se bem para retirar o ar. Cobriu-se esta camada com farelo. Repete-se o processo, até termos o balde cheio. Passados uns dias já podemos começar a recolha do chorume, ou chá de bokashi, que foi utilizado como fertilizante natural na rega das culturas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espinafres com calêndula e rúcula.
Tomateiros com morangueiros.
Milho com couve.
Acelgas com rabanetes.
Alfaces e tomateiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente:
2kg de cenouras,
6,1 kg de batatas,
3 kg de favas,
5 kg de acelgas (tivemos todo o ano),
5 kg de rúcula,
3,5 kg de espinafres,
1kg de rabanetes,

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta foram dados aos alunos, aos professores e aos funcionários da escola, sem qualquer custo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano foi montado o sistema de rega gota-a-gota, que nos foi fornecido pela Cascais Ambiente, através do Programa "Hortas nas Escolas", no qual a nossa escola está inscrita. A montagem teve a colaboração de professores, alunos e funcionários. O sistema tem um temporizador, de modo a assegurar a rega diária da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização é feita nas aulas que têm lugar na horta. Os alunos identificam as doenças e procuram uma cura, com recurso à internet. É também feito o registo fotográfico, sempre que possível.
Esta monitorização é feita semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

1 - Houve ferrugem nas favas. A solução foi a remoção das folhas e/ou plantas doentes.
2 - Tivemos piolho nas favas, que foi combatido com uma solução de água com sabão azul e branco.
3 - As lemas também atacaram as acelgas e outras culturas. Para as combater colocámos latas de conserva enterradas ao nível do solo, as quais enchemos com cerveja.
4 - Tivemos um ataque de formigas que tentámos combater com canela, pimenta caiena e limão, mas nenhuma resultou. Faltou-nos experimentar com água a ferver.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão do Ambiente colheram rúcula e fizemos uma salada, para que pudessem degustar a rúcula biológica que semearam e cuidaram. Esta atividade teve lugar nas aulas de Ambiente e Sustentabilidade, nos Módulos de Agricultura de Conservação e de Agricultura Sustentável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas de Ambiente e Sustentabilidade, do 10º8, designadamente, os Módulos de Agricultura de Conservação e de Agricultura Sustentável, que tiveram lugar todas as segundas e sextas-feiras. Apenas não fomos à horta quando esteve a chover e a horta se encontrava enlameada.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um local de trabalho mas também de relaxamento. É como que uma terapia.
A existência de uma horta biológica na escola, é uma grande mais-valia, pois é sala de aula para alunos de todas as idades. Os alunos podem degustar e saborear os produtos biológicos que semearam e/ou plantaram e comprovar a diferença na qualidade e no paladar. É com grande surpresa que muitos dizem que os produtos da horta são mais saborosos que os comprados no supermercado e que cheiram muito melhor. Podemos mostrar que se pode praticar uma agricultura que respeita o ambiente, que não polui e que faz bem à nossa saúde. A horta ensina a comer o que é da época. As plantas aromáticas e medicinais também são muito apreciadas e alvo de pesquisa por parte dos alunos.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/tgambiente_alvide/ e https://www.instagram.com/tga_alvide23/