Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Pais e Encarregados de Educação visitaram a Horta, alguns colaboraram nas atividades e outros tiveram o privilégio de colher alguns produtos biológicos ( ver em: https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/post/os-encarregados-de-educa%C3%A7%C3%A3o-visitaram-a-horta-pedag%C3%B3gica-da-ebvv );
A nossa Horta teve o privilégio de ser visitada e cultivada durante alguns dias por alunos Espanhóis, nomeadamente de uma escola de Valladolid, com a qual fez uma “Geminação”, conforme se pode constatar na placa que trouxeram de Espanha e nós a fixamos na nossa casa de alfaias agrícolas. ( consultar o seguinte artigo no nosso Blog,em:
https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/post/atividades-na-horta-com-alunos-espanh%C3%B3is-ies-juan-de-juni-de-vallhadolid
A Câmara Municipal de Vila Verde, nossa parceira em múltiplas atividades no âmbito do Eco-Escolas, colaborou na renovação da vedação da Horta (tem grande extensão) e tivemos também o apoio da Direção da Câmara Municipal de Vila Verde para pequenos concertos na casa das alfaias. A Presidente da Câmara enalteceu por várias vezes o nosso trabalho e acompanhou de perto as nossas atividades agrícolas através do nosso Blog ( Clicar em: https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/blog
Como a nossa Horta Pedagógica só foi regada com água das chuvas, o nosso projeto Piloto para aproveitamento da água das chuvas foi alvo de doações de “Bidões” por parte de Encarregados de Educação ( clicar em: https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/post/esta%C3%A7%C3%A3o-piloto-na-horta-pedag%C3%B3gica-para-aproveitamento-da-%C3%A1gua-das-chuvas).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos ficaram responsáveis pela rega, com supervisão de professores para garantir uma eficiente gestão da água, disponível para a rega. Também participaram na colheita dos produtos, que já terminaram o seu ciclo de vida (ervilhas, alfaces e favas).
Colaboraram no engarrafamento de toda a água da chuva recolhida ao longo destes meses, Este engarrafamento foi feito em garrafões (da água vazios) oferecidos pela comunidade escolar.
Os professores, alunos, funcionários e Encarregados de Educação ficaram responsáveis pela limpeza das ervas daninhas e colheita dos diversos produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi fertilizado com estrume de coelho, oferecido por um Encarregado de Educação (Ver em: https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/post/prepara%C3%A7%C3%A3o-do-terreno-da-horta-pedag%C3%B3gica )
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Em resumo, foi feita uma combinação entre restos verdes e restos castanhos de forma potenciar o ciclo de compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervilhas;
Alfaces;
Pimentos;
Tomates
Abóboras;
Ervas aromáticas diversas;
Morangos;
Framboesas;
Couves diversas;
Uvas de mesa;
Feijão verde;
Courgettes;
Cebolas;
Espinafres;
Pepinos;
Calêndulas e Cravos da Índia (para afastar pragas de insetos e atrair abelhas para realizarem a polinização das flores das nossas culturas)
.
Consociações:
Cebola - morango;
Ervilhas - alface;
Espinafre - tomate;
Pimento - salsa;
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Toda a água recolhida foi utilizada de forma eficiente, as regas foram feitas ao final do dia (sempre que houve necessidade) e as plantas foram regadas junto ao seu pé, de forma a não haver desperdício.
(Consultar o nosso Blog em : https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/post/esta%C3%A7%C3%A3o-piloto-na-horta-pedag%C3%B3gica-para-aproveitamento-da-%C3%A1gua-das-chuvas
e
https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/post/aproveitamento-da-%C3%A1gua-das-chuvas-para-rega-na-horta-pedag%C3%B3gica)
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O pulgão foi combatido com uma solução de sabão azul / água, na proporção de 250 gramas de sabão para 5 litros de água.
De forma preventiva, plantámos cravos da Índia e calêndulas para afastar alguns insetos prejudiciais e ao mesmo tempo atrair os insetos benéficos, de forma a prevenir possíveis pragas / ataques.
A doença nas videiras, como o míldio irão ser combatidos segundo tratamentos permitidos na agricultura biológica.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A visita á Horta de cerca de 30 alunos e duas professoras, da Escola de IES Juan de Juni de Valladolid, Espanha, teve de facto um grande impacto na comunidade, pois estiveram vários dias em Portugal, visitaram e trabalharam na nossa Horta, e claro plantaram várias espécies de vegetais que trouxeram de Espanha (couves, morangueiros, árvores de fruta, etc….). Esta atividade além de dar uma promoção Internacional à nossa Horta Pedagógica, promoveu um grande intercâmbio cultural entre os nossos alunos e os alunos de Valladolid.
(Visitar o Blog em: https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/post/atividades-na-horta-com-alunos-espanh%C3%B3is-ies-juan-de-juni-de-vallhadolid).
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A plantação e manutenção da horta por um conjunto de 45 alunos de diversas turmas e dos dois ciclos, foi também a atividade que se repetiu (e ainda se repete) mais vezes, pois cerca de três vezes por semana (quando o tempo o permitia). Estes alunos deslocaram-se periodicamente e realizaram todas as tarefas necessárias, sempre com vontade e alegria . Como evidências poderão aceder aos vários artigos publicados no nosso Blog do Eco Escolas que apresenta uma cobertura das principais atividades ao longo deste ano letivo. (Clicar em: https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/blog).
Feira de produtos frescos da Horta Pedagógica / Dia do Aluno (foto 3):
No dia catorze de junho e no âmbito das comemorações do Dia do Aluno, com a presença na Escola dos Pais e Encarregados de Educação dos nossos alunos, realizou-se na EBVV uma feirinha dos produtos da Horta Pedagógica para angariar alguns fundos para investir na Horta e divulgar na comunidade as atividades realizadas ao longo deste ano letivo. Nem todos os produtos vieram da nossa Horta, mas a maioria foram colhidos durante a manhã e vendidos logo a seguir pelos nossos alunos do Eco Escolas. Os principais objetivos foram dar a conhecer à comunidade quais os produtos cultivados na nossa horta pedagógica pelos nossos alunos, bem como promover a importância da existência deste tipo de atividades. Foi um sucesso e venderam-se todos os produtos colhidos nesse dia.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Na plantação das framboesas, tivemos outros alunos (de outras turmas e não contabilizados nos 45 alunos já referidos anteriormente), a participar e a ouvir lições sobre o ciclo de vida destas plantas por parte de um professor da Escola Secundária de Vila Verde, o professor Pedro Gomes, que é produtor de “frutos vermelhos” e foi nosso mecenas e colaborador na cultura desta espécie. Nessa aula, na Horta Pedagógica, ensinou não só sobre o ciclo de vida da planta framboesa, mas explicou também com muita calma e perícia, todo um conjunto de técnicas da reprodução e cultivo desta mesma espécie.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Na sequência deste convite, houve um real interesse em participar em visitas guiadas à horta pedagógica . Durante uma semana, o professor Luís Vaz, coordenador do Eco Escolas e também trabalhador na horta, recebeu Encarregadas de educação e juntamente com os alunos presentes realizaram visitas para os Encarregados de Educação, aquilatarem a realidade deste projeto e inteirarem-se também das dificuldades mais prementes da horta pedagógica. Pelos comentários e tanto quanto foi possível perceber, os Encarregados de Educação ficaram muito admirados com a dimensão da Horta, bem como a diversidade das nossas culturas. Iremos Realizar no Dia do Aluno, no próximo dia 14 de junho uma grande feira de produtos da horta pedagógica.
Visitar: https://ecoescolas7.wixsite.com/ecoescolas-ebvv/post/os-encarregados-de-educa%C3%A7%C3%A3o-visitaram-a-horta-pedag%C3%B3gica-da-ebvv
15.1. Link para a página da horta: