Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Palhagueiras (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Apenas este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

22m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas - 1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a tratar da horta, pois alguns familiares trabalham na área da agricultura. Ajudaram na proteção da horta contra o vento, ensinaram como tratar dos legumes, fazer a rega...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos experienciaram o crescimento dos legumes, desenvolveram a responsabilidade de tratar dosa mesmos, não só na rega, mas como na apanha de ervas, tirar bichinhos (lagartas e caracóis).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos ajudam na rega, apanha de ervas e bichos, sendo cada dia um aluno responsável pela horta, com a ajuda da professora e/ou assistente operacional.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi limpo, entre alunos, professora, assistentes operacionais e técnica do município. Sempre que necessário os alunos tiram ervas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, courgete, couxe roxa, couve lombarda, couve portuguesa, pimento, pepino, feijão verde, tomate, beringela, beterraba.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não foram colhidos todos os legumes.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos levarão para casa para seu consumo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que necessário, principalmente nos dias de maior calor; ao início da manhã e /ou final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Algumas vezes por semana verifica-se a presença de lagartas e caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas e caracóis. Estes animais são recolhidos e levados para o terreno adjacente à escola, que tem bastante vegetação.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

São/foram realizadas aulas acerca do crescimento das plantas, as partes das plantas e suas funções. Também se estudo as partes comestíveis das plantas (raiz, folha, flor e fruto).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: