Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As crianças evidenciaram maior interesse e curiosidade pela origem e crescimento dos diferentes legumes e vegetais, e maior abertura a novos sabores e experiências gustativas. Através destas experiencias partilhadas com as famílias, também estas aumentaram o consumo de produtos biológicos no seu seio.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Beterrabas para consumo escolar, sob a forma de pão e panquecas e/ou tinta natural.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com a água desse depósito, as crianças enchem os garrafões de plástico reciclados e levam para proceder à regra, sempre que necessário. A rega é sempre feita com o reaproveitamento das águas pluviais, enquanto existirem.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Ex: beterraba, exploramos á lupa binocular as sementes, semeamos e plantamos posteriormente as beterrabas na horta caixa. Exploramos a cor (fazendo tinta para colorir) e o sabor de beterraba (panquecas e pão de beterraba). Partilhamos com as famílias a receita das panquecas. A ervilha, fizemos pasta, para degustar com tostas.
Foi uma atividade que envolveu toda a comunidade educativa, e promoveu a participação/implicação das crianças e famílias, denotando-se o interesse de todos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Todas as semanas as turmas têm momentos/aulas na horta. Dedicamos as aulas à observação das plantas e ao registo do seu crescimento; aprende-se a origem dos alimentos, como são criados e de onde vêm; fazem-se contagens, e observa-se as diferentes fases de crescimento das diversas culturas, as crescem em cima do solo e as debaixo do solo, enriquece-se o vocabulário através de vocábulos ligados ao cultivo e nomes das várias plantas existentes; aperfeiçoa-se o entendimento de todo o processo de produção dos alimentos.
As aulas na horta são, ainda, uma oportunidade para a aprendizagem de noções básicas de ciências, a morfologia das plantas e o papel de cada parte das plantas no seu crescimento. Observação de pequenos animais auxiliares e prejudiciais á horta, ex: joaninhas e borboletas.
Na horta temos oportunidade de descobrir que podemos e devemos viver de forma sustentável, para além de aprendermos a reciclagem e compostagem, através do uso de restos de frutas e vegetais como fertilizante, assim como a fazer um reaproveitamento e consumo consciente de água. A atividade envolveu os três grupos, num total de 55 crianças, ao longo do primeiro semestre de 2023.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Foi durante um piquenique de outono, que surgiu o projeto de alargamento da nossa mini horta, daí ter surgido um grande envolvimento de todas as crianças á volta dos piqueniques e das visitas á horta para acompanhar o seu desenvolvimento; assim de forma espontânea surgiu um novo projeto dentro do projeto horta! Piquenique de histórias na horta! Sempre que possível após a vigilância e rega da horta, sentávamo-nos e partilhávamos o lanche, em harmonia com a natureza envolvente, desfrutando do ar puro, da brisa e da sombra da sebe, relaxando e disfrutando dos sons e aromas envolventes da horta!...prolongando e completando esses momentos cheios de vivências sensoriais, agora envolvidos também pela harmonia das palavras e pelo maravilhoso mundo do faz de conta, a nossa horta e as nossas histórias, o real e o imaginário, juntos num único espaço!
Esta foi uma atividade que ocorreu de forma espontânea, sempre que as condições atmosféricas o permitiram e as crianças demonstraram interesse.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Desenvolveram-se várias atividades paralelas aos trabalhos da horta, a indicar: o estudo dos insetos, das plantas espontâneas e de plantas invasoras, procedendo ao seu controlo. Valorizou-se o contacto com a natureza e a vida ao ar livre.
15.1. Link para a página da horta: