Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existia á vários anos, mas era apenas uma pequena caixa, pelo que com maior dimensão é o primeiro ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

18m quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3 educadoras

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Áreas de Conteúdo da Educação Pré escolar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55 crianças

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3 auxiliares

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

O espaço da própria horta, que é contíguo ao JI, é da família de uma das criança. As famílias são envolvidas na época das sementeiras. Ajudam na preparação da terra, oferecem diversos tipos de sementes, plantas. São também envolvidas através do envio/partilha mensal de uma receita explorada com os grupos na sala, tendo por base um legume.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Através das vivências associadas á horta, notou-se um aumento do consumo de fruta e legumes, pelas crianças, bem como uma maior valorização e conhecimento da natureza.
As crianças evidenciaram maior interesse e curiosidade pela origem e crescimento dos diferentes legumes e vegetais, e maior abertura a novos sabores e experiências gustativas. Através destas experiencias partilhadas com as famílias, também estas aumentaram o consumo de produtos biológicos no seu seio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O terreno da horta está delimitado com rede, e todos os três grupos cuidam dela, visitando-a regularmente para vigiar o crescimento das diferentes culturas e regar. Cada grupo semeia, planta e cuida da horta planeando/articulando com os restantes grupos. É tido em consideração a valorização da diversidade de plantas como forma de potenciar o crescimento da mesma, bem como a prevenção de ataques de pragas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra é cavada manualmente, utilizando as plantas espontâneas como fertilizante de fundo. A fertilização é ainda reforçada com a utilização de composto realizado no compostor escolar. A manutenção é feita por adultos e crianças, através da plantação de novas plantas, monda das plantas espontâneas e verificação do ataque de infestantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada no compostor que existe no ji. É realizada com cascas e restos de frutas, folhas secas, paus, relva do jardim e as plantas espontâneas (não invasoras) que retiramos da caixa-horta, e da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações, foram ditadas pelos avós, através da plantação em simultâneo de várias espécies, segundo a sua experiência e saberes tradicionais, exemplo, couve e manjericão, coentros junto das couves e alface, tomateiros junto das batatas, beterrabas salsa e alhos. ervilhas...etc

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Produziu-se cerca de 3 kg de couve 15 Kg de batatas, 0,5 kg de ervilhas e alguns molhos de salsa. Os coentros e manjericão ainda não produziram. Os tomateiros também não. Produzimos também morangos e alfaces para consumo diário das crianças, integrado, nos lanches matinais.
Beterrabas para consumo escolar, sob a forma de pão e panquecas e/ou tinta natural.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos, foram consumidos pelas crianças, através das várias experiências de exploração de novas receitas com legumes (exemplo: panquecas de beterraba, pasta de ervilhas, batatas fritas no forno) e nos lanches matinais de degustação conjunta, ex. pão com alface, morangos ao natural.


11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é encaminhada para o depósito/reservatório.
Com a água desse depósito, as crianças enchem os garrafões de plástico reciclados e levam para proceder à regra, sempre que necessário. A rega é sempre feita com o reaproveitamento das águas pluviais, enquanto existirem.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Monitorização realizada semanalmente, pelas crianças apoiadas pelos adultos, observando o crescimento e o aspeto saudável ou não das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve uma praga de lagartas da couve, cujo controle foi feito através da remoção das mesmas e sua eliminação manual. Posteriormente procedeu-se ao estudo do ciclo de vida das mesmas, observando o desenvolvimento ao nível da sala.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Da horta para a mesa!, foi uma atividade mensal, em que todos os meses as crianças dos três grupos exploravam um legume (couve lombardo, ervilha, batata, alface, beterraba…) ou fruto da horta (morango, maçã…), organizando um painel, com os “poderes” desse alimento, o que nos fornece e como nos ajuda a manter um equilíbrio mais saudável; explorando o seu ciclo de crescimento, a sua forma, cor, tamanho, textura, onde cresce na horta e como o podemos utilizar na alimentação, executando com as crianças receitas simples de degustação dos mesmos, que posteriormente eram também partilhadas com as respetivas famílias.
Ex: beterraba, exploramos á lupa binocular as sementes, semeamos e plantamos posteriormente as beterrabas na horta caixa. Exploramos a cor (fazendo tinta para colorir) e o sabor de beterraba (panquecas e pão de beterraba). Partilhamos com as famílias a receita das panquecas. A ervilha, fizemos pasta, para degustar com tostas.
Foi uma atividade que envolveu toda a comunidade educativa, e promoveu a participação/implicação das crianças e famílias, denotando-se o interesse de todos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta.
Todas as semanas as turmas têm momentos/aulas na horta. Dedicamos as aulas à observação das plantas e ao registo do seu crescimento; aprende-se a origem dos alimentos, como são criados e de onde vêm; fazem-se contagens, e observa-se as diferentes fases de crescimento das diversas culturas, as crescem em cima do solo e as debaixo do solo, enriquece-se o vocabulário através de vocábulos ligados ao cultivo e nomes das várias plantas existentes; aperfeiçoa-se o entendimento de todo o processo de produção dos alimentos.
As aulas na horta são, ainda, uma oportunidade para a aprendizagem de noções básicas de ciências, a morfologia das plantas e o papel de cada parte das plantas no seu crescimento. Observação de pequenos animais auxiliares e prejudiciais á horta, ex: joaninhas e borboletas.
Na horta temos oportunidade de descobrir que podemos e devemos viver de forma sustentável, para além de aprendermos a reciclagem e compostagem, através do uso de restos de frutas e vegetais como fertilizante, assim como a fazer um reaproveitamento e consumo consciente de água. A atividade envolveu os três grupos, num total de 55 crianças, ao longo do primeiro semestre de 2023.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Piquenique de Histórias na horta!
Foi durante um piquenique de outono, que surgiu o projeto de alargamento da nossa mini horta, daí ter surgido um grande envolvimento de todas as crianças á volta dos piqueniques e das visitas á horta para acompanhar o seu desenvolvimento; assim de forma espontânea surgiu um novo projeto dentro do projeto horta! Piquenique de histórias na horta! Sempre que possível após a vigilância e rega da horta, sentávamo-nos e partilhávamos o lanche, em harmonia com a natureza envolvente, desfrutando do ar puro, da brisa e da sombra da sebe, relaxando e disfrutando dos sons e aromas envolventes da horta!...prolongando e completando esses momentos cheios de vivências sensoriais, agora envolvidos também pela harmonia das palavras e pelo maravilhoso mundo do faz de conta, a nossa horta e as nossas histórias, o real e o imaginário, juntos num único espaço!
Esta foi uma atividade que ocorreu de forma espontânea, sempre que as condições atmosféricas o permitiram e as crianças demonstraram interesse.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Em primeiro lugar, e apesar da sua dimensão, pelas interações que se geram, entre o JI e as famílias. Estabelecemos parcerias entre os três grupos de crianças e colaboração com os mesmos. Em segundo lugar, pelo potencial recurso educativo e a par do clube de ciência Viva na Escola (ciência com alimentos) , um laboratório vivo de aprendizagem.
Desenvolveram-se várias atividades paralelas aos trabalhos da horta, a indicar: o estudo dos insetos, das plantas espontâneas e de plantas invasoras, procedendo ao seu controlo. Valorizou-se o contacto com a natureza e a vida ao ar livre.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo?fbid=642292987920175&set=pcb.642291244587016