Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde finais de fevereiro de 2023.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Filosofia, Matemática e Educação Física

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20 a 30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram numa venda de bolos para angariação de verbas para comprar plantas e cederam pacotes com sementes, no início do projeto, durante os meses de janeiro e fevereiro.
No final do ano letivo, a 15 de junho, um pai, quatro mães e quatro irmãos dos seis alunos mais interventivos na horta vieram colher as primeiras batatas que foram cultivadas no início de março.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Tratando-se de um projeto de voluntariado, o objetivo principal desta horta é usar as práticas de cultivo biológicas para produzir hortícolas destinados à doação para famílias desfavorecidas sinalizadas pelas escolas do Agrupamento.
Semanalmente, desde o início das aulas no 3ºPeríodo, 3 a 4 famílias puderam receber alfaces, couves, nabos, curgetes, beringelas, favas, espinafres, tomates, feijão verde e, mais recentemente, batatas e pimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta foi feita, maioritariamente, nos tempos não letivos dos alunos participantes, no período da tarde. Mas também houve grupos de alunos que colaboraram na rega dos canteiros durante o intervalo mais longo do período da manhã.
A repartição de tarefas é feita aleatoriamente e com o envolvimento de todos os participantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza inicial da vegetação espontânea que cobria o solo contou com a colaboração dos serviços camarários, assim como a mobilização primária do solo, com o uso de uma pequena fresa.
Depois, foram os professores e os alunos que passaram a usar enxadas e ancinhos para fazer os canteiros e os diferentes cultivos.
A fertilização é feita com estrume de origem orgânica.
Como a horta é muito recente, apesar de já existir compostagem, ainda não se conseguiu produzir um composto para fertilizar a horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sobrepomos folhas de alface e couve e ervas colhidas na horta a folhas secas de árvores da escola, dispostas alternadamente.
Ainda não foi possível divulgar a compostagem na escola, de modo a que alunos, professores e funcionários passem a trazer restos orgânicos vegetais que possam ser transformados em composto.
O refeitório da escola não cozinha as refeições. Apenas é usado para servir refeições em regime "take away". Logo não produz uma quantidade significativa de resíduos úteis para a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Fava (leguminosa nitrificadora), alho (repelente de pragas), batata, couve (várias espécies), tomate (várias espécies), curgete, cebola (repelente de pragas), alface, nabo, espinafre, beringela, pimento, abóbora, feijão verde, girassol e outras flores para atrair polinizadores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

É difícil determinar este parâmetro.
Apresentamos uma estimativa de 60 a 80 kg de produtos colhidos desde finais de abril até meados de junho.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Como já foi referido, a quase totalidade dos produtos da horta foi doada, semanalmente, a 3 ou 4 famílias desfavorecidas.
Esporadicamente, os próprios alunos envolvidos no projeto também receberam alguns produtos.
Também já tem sido feita a doação de produtos a funcionários e professores da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Adquirimos dois tanques para armazenar água da chuva, mas como os mesmos só chegaram à escola em finais de março e os meses de abril e maio foram demasiado secos, não foi possível a sua utilização.
As culturas têm sido regadas pelos alunos com duas mangueiras e quatro regadores, da forma mais eficiente possível.
As temperaturas muito altas verificadas em abril e maio aumentaram excessivamente as necessidades hídricas das culturas e as perdas de água por evapotranspiração.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve ocorrência de pragas e doenças significativas. Apenas se fez o controlo dos ovos das borboletas nas folhas de couve, tendo os mesmos sido retirados manualmente à medida que foram detectados.
As ervas daninhas foram sendo mondadas de acordo com as necessidades.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com alguma regularidade, recebemos fotografias de sopas e saladas confeccionadas com espinafres e alfaces da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No início do 3ºPeríodo, lançámos um concurso para a construção de espantalhos para a horta. Obtivemos duas "espantalhas": a Gratutina e a Georgina, ambas feitas com materiais recicláveis e reutilizáveis.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Por mais de uma ocasião, grupos de alunos, em disciplinas e em contextos diferentes, estiveram na horta, a receber e a dar ensinamentos sobre os cuidados a ter com a horta e as práticas de cultivo mais sustentáveis.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O projeto assenta na prática do voluntariado. Foi candidato ao "Linka-te aos Outros" da Fundação AMI, tendo sido premiado em finais de fevereiro. Por falta de recursos financeiros da escola, as tarefas para criar a horta só tiveram início após a divulgação dos resultados do referido concurso, pois foi dessa forma que se adquiriram ferramentas e utensílios, plantas, estrume, um abrigo para guardar os materiais da horta, os tanques para aproveitar a água da chuva, etc.
Pensado para ser uma horta grande, o projeto não atingiu esse objetivo, devido ao seu início ter sido tardio e porque as condições atmosféricas registadas a partir de março não foram favoráveis ao crescimento vegetativo das plantas. A rega passou a ser uma necessidade quase diária, ocupando tempo que podia ter sido usado a favor da expansão da horta.
Porém, esta foi uma experiência muito importante, que prova que é possível desenvolver este tipo de projetos com alunos do ensino secundário, normalmente com falta de tempo devido à pressão dos resultados escolares e à participação noutras atividades exteriores à escola. Requalificou-se uma parte do recinto escolar, votado ao abandono e ao crescimento excessivo da vegetação espontânea nos anos letivos da pandemia. Produziram-se alimentos saudáveis para ajudar famílias desfavorecidas. Fez-se o "estágio" para se fazer mais e melhor a partir do início do próximo ano letivo.
A Escola Secundária de Casquilhos, outrora uma quinta, pode agora envolver alunos, professores e funcionários na agricultura biológica, a pensar na comunidade, na alimentação saudável e na sustentabilidade.
Um grande OBRIGADO a todos os que connosco colaboraram!

15.1. Link para a página da horta:

Por agora, só existe um grupo privado no WhatsApp. Prometemos criar um canal no YouTube dedicado à nossa horta!