Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No final do ano letivo, a 15 de junho, um pai, quatro mães e quatro irmãos dos seis alunos mais interventivos na horta vieram colher as primeiras batatas que foram cultivadas no início de março.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Semanalmente, desde o início das aulas no 3ºPeríodo, 3 a 4 famílias puderam receber alfaces, couves, nabos, curgetes, beringelas, favas, espinafres, tomates, feijão verde e, mais recentemente, batatas e pimentos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A repartição de tarefas é feita aleatoriamente e com o envolvimento de todos os participantes.
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois, foram os professores e os alunos que passaram a usar enxadas e ancinhos para fazer os canteiros e os diferentes cultivos.
A fertilização é feita com estrume de origem orgânica.
Como a horta é muito recente, apesar de já existir compostagem, ainda não se conseguiu produzir um composto para fertilizar a horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Ainda não foi possível divulgar a compostagem na escola, de modo a que alunos, professores e funcionários passem a trazer restos orgânicos vegetais que possam ser transformados em composto.
O refeitório da escola não cozinha as refeições. Apenas é usado para servir refeições em regime "take away". Logo não produz uma quantidade significativa de resíduos úteis para a compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Apresentamos uma estimativa de 60 a 80 kg de produtos colhidos desde finais de abril até meados de junho.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Esporadicamente, os próprios alunos envolvidos no projeto também receberam alguns produtos.
Também já tem sido feita a doação de produtos a funcionários e professores da escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As culturas têm sido regadas pelos alunos com duas mangueiras e quatro regadores, da forma mais eficiente possível.
As temperaturas muito altas verificadas em abril e maio aumentaram excessivamente as necessidades hídricas das culturas e as perdas de água por evapotranspiração.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As ervas daninhas foram sendo mondadas de acordo com as necessidades.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Pensado para ser uma horta grande, o projeto não atingiu esse objetivo, devido ao seu início ter sido tardio e porque as condições atmosféricas registadas a partir de março não foram favoráveis ao crescimento vegetativo das plantas. A rega passou a ser uma necessidade quase diária, ocupando tempo que podia ter sido usado a favor da expansão da horta.
Porém, esta foi uma experiência muito importante, que prova que é possível desenvolver este tipo de projetos com alunos do ensino secundário, normalmente com falta de tempo devido à pressão dos resultados escolares e à participação noutras atividades exteriores à escola. Requalificou-se uma parte do recinto escolar, votado ao abandono e ao crescimento excessivo da vegetação espontânea nos anos letivos da pandemia. Produziram-se alimentos saudáveis para ajudar famílias desfavorecidas. Fez-se o "estágio" para se fazer mais e melhor a partir do início do próximo ano letivo.
A Escola Secundária de Casquilhos, outrora uma quinta, pode agora envolver alunos, professores e funcionários na agricultura biológica, a pensar na comunidade, na alimentação saudável e na sustentabilidade.
Um grande OBRIGADO a todos os que connosco colaboraram!
15.1. Link para a página da horta: