Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Raul Lino (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2012

2. Área aproximada da horta (m²):

32 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Abrange várias disciplinas, multidisciplinaridade.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

250

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Influência direta, uma vez por semestre.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Utilização semanal de ervas aromáticas e outras na confeção dos almoços da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita tendo em conta a produtividade das plantas, assim como as pragas existentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita a limpeza, mobilização de todos e a fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Utilização de folhas secas e ervas daninhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve e alho francês; Aipo e alecrim;
Alface e alho francês; cebolinho e espinafre;
Tomate e feijão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4 kg de produtos produzidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São para consumo da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente, gota a gota;
Também é feito o aproveitamento da água do refeitório, deixado em copos individuais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolhos;
Plantação de plantas repelentes essenciais para lidar com pragas.
Com solução de sabão azul e branco e água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Debulhar
Uma vez no segundo semestre.
os alunos debulharam diferentes tipos de sementes das colheitas dos produtos de inverno.
Participação de dois alunos por turma, do pré-escolar e primeiro ciclo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira na escola.
Duas vezes no segundo semestre.
Os alunos aprendem a identificar e a conhecer a diversidade de culturas na horta: plantas hortícolas, aromáticas e flores comestíveis.
Todos os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: