Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Jardim de Infância da Lousã (Lousã)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Como exemplos do seu envolvimento referimos:
A doação de produtos hortículas para semear e plantar na horta e compra dos produtos finais recolhidos da horta pedagógica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Envolvimento das famílias na doação e compra dos produtos hortículas.
Envolvimento dos alunos na plantação, sementeira, rega, manutenção do espaço horta, recolha e venda dos produtos finais.
Elaboração de registos gráficos individuais das etapas acima referidas.
Partilha de fotos com as famílias na Plataforma Classroom.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização da horta e sua manutenção é planeada e avaliada nas reuniões de estabelecimento e nos Conselhos Eco Escolas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O terreno encontra - se dividido em lotes de acordo com as especies dos produtos hortículas nomeadamente alfaces,ervilhas,favas,cebolo,ervas aromáticas e morangueiros.
No que diz à fertilização são usados alguns produtos do compostor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Neste são colocadas cascas e restos de frutas, folhas secas e água.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Àrvores de fruto nomeadamete castanheiro, tangerineira, ameixoeira, pessegueiro, loureiro e medronheiro.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Os restantes produtos hortícolas ainda nestão em fase de crescimento.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Através da Torneira instalada no referido deposito as crianças enchem os regadores para procederm à rega sempre que necessário, preferencialmente de manhã.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nesse dia, no J.I. são confecionadas sopas com alguns produtos da horta.
São convidadas todas as famílias, comunidade educativa e comunidade envolvente para a degustação das referidas sopas.
A festa deste ano ainda irá realizar - se pelo que ainda não são anexadas fotos desta atividade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Semanalmente todas as turmas realizam momentos de visitas à horta.
Nesses momentos as crianças observam o crescimento dos produtos e elaboram registos gráficos do que visualizaram.
Estas visitas permitem aboradar e trabalhar com as crianças diversas competências inseridas nas diversas àreas e dominios previstos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar como Matemática, lLnguagem , Conhecimento do Mundo e Aboradagem às Ciências entre outras.
Também permite sensibilizar as crianças para práticas que visam a sustentabilidade.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As crianças participam na venda dos produtos hortículas às famílias e comunidade escolar.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: