saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de cinco anos
2. Área aproximada da horta (m²):
16 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais; Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos:
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Com fornecimento de materiais/sementes/plantas para a Horta e conselhos pro exemplo para combater pragas de forma biológica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta foi benéfica para os alunos uma vez que permitiu o desenvolvimento de diversas atividades ao ar livre, em segurança, no âmbito das ciências naturais. Permitiu consciencializar os alunos para a importância da produção do próprio alimento, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é exclusivamente da responsabilidade dos alunos e das professoras envolvidas. Durante as aulas de ciências naturais, sempre que as condições meteorológicas permitiram, os alunos prepararam o solo, plantaram, regaram, colheram as ervas espontâneas e controlaram os animais prejudiciais para a horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente procedeu-se à limpeza das plantas espontâneas, arejamento do solo e fertilização com o composto produzido nos compostores. Após a plantação, tem sido feita a limpeza de forma manual e o arejamento do solo com sachos e mesmo paus.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos dois compostores, os alunos trazem de casa restos de cascas de vegetais; coloca-se borras de café; folhas secas e materiais da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano foi plantado couves; cebolo; favas; alfaces; ervas aromáticas (salsa, coentros, manjericão, hortelã). Temos duas nogueiras
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Cerca de 5 kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Venda na sala de professores e alguns produtos foram cozinhados e comidos pelos alunos.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos um sistema de rega automático que foi ligado apenas a partir de abril. Durante os meses de inverno era regado quando os alunos iam à horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, sempre que os alunos vão à horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis, nas couves de inverno. Foram utilizadas cascas de ovos e café colocado superficialmente à volta destas culturas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No mês de outubro foi realizada uma Feira da Sustentabilidade onde foram vendidos vários produtos produzidos pelos alunos
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos procuraram receitas que levassem favas, cada um trouxe os restantes ingredientes e numa aula de ciências naturais foi confeccionado o prato delicioso.
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos responsáveis pela horta deram uma aula a alunos do 1.ciclo explicando passo a passo os cuidados que se deve ter. Todos os envolvidos gostaram muito da experiência
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: