saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há 10 anos. Neste momento temos uma horta já de alguma dimensão, dividida em duas partes. Uma para as ervas aromáticas e/ou de chá e a outra para cultivo de legumes e hortaliças.
2. Área aproximada da horta (m²):
20
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Biologia e Geologia, Ciências da Naturais e Cidadania e Desenvolvimento
3.3. N.º de alunos envolvidos:
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta em recinto escolar contribui positivamente nos nossos alunos, uma vez que a mesma é visitada, por diversas turmas, com o objetivo de sensibilização para uma alimentação saudável e variada, dado que se trata de uma horta com produtos variados e todos de origem biológica. Contribui também para o conhecimento da diversidade de plantações possíveis de acordo com a altitude e tipo de solo presente. É também um espaço de aprendizagem para os alunos pois aprendem a cultivar diversos legumes e não só.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existem quatro professores responsáveis pela organização da horta. A manutenção da mesma e as tarefas são realizadas pelos professores em coordenação com dois funcionários da escola que têm a função da rega diária (quando necessária) e também a plantação e colheita dos produtos. Os alunos do clube Eco-Carmo participam na limpeza das ervas daninhas, na plantação das espécies, na colheita de legumes e vegetais e participam ativamente nos mercadinhos em que disponibilizamos os produtos à comunidade educativa.
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos deslocam-se à horta para realizarem plantações e colheita de produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e feita apenas com a monda.
Existem algumas plantas que já vem dos anos anteriores. (aloé vera; muitas aromáticas).
Espontaneamente aparece rúcula (que provêm da disseminação), outras são introduzidas de acordo com as reservas de sementes ou estacas disponibilizadas pelos professores responsáveis pela manutenção e pelo jardineiro da escola.
A fertilização e feita apenas recorrendo a chorume e composto.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada com parte dos resíduos de cantina (o restante é usado para alimentação de animais de um funcionário da cozinha), com folhagens obtidas nos diversos jardins da escola e com a borra do café dos bares da escola
Os materiais recolhidos são encaminhados para duas caixas de compostagem, organizadas pelo jardineiro da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A horta tem uma grande variedade de plantas: alfaces, rúcula, cebolas, alho francês, couve todos-os-dias, couve repolho, salsa, coentros, aipo, beterrabas, espinafres, pimentas, fisálias, tomilhos, mentas, salva, planta de caril, alecrim, pessegueiro inglês, funcho, alfavaca, manjericão-de-folha-larga, manjericão roxo, jarvão.
A aprendizagem das consociações foi apenas feita para as cebolas e as alfaces.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Até ao momento de preenchimento deste questionário, 3 de junho, a quantidade recolhida foi de sensivelmente 90 kg. No entanto, até final do ano letivo, deverá ser realizado pelo menos mais 3 mercadinhos, uma vez que a horta ainda está com diversas culturas plantadas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são disponibilizados, à comunidade educativa, através de feiras na escola.
Uma parte é disponibilizada para a cantina escolar.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é efetuada diariamente, se necessária, com recurso a água canalizada e são usados aspersores.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita visualmente e semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apareceram algumas lagartas e lesmas, mas não afetaram a produção. Usou-se casca de ovo maçada para evitar que as lagartas comessem as alfaces a as couves.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Feira na escola: foram realizadas, até ao momento 9 feiras na escola onde disponibilizamos os produtos da horta à comunidade escolar. Estiveram envolvidas na preparação das feiras e venda dos produtos 4 professores e 4 eco-alunos no total.
Atividade 2:
Descrição:
Confeção de sopas e outros pratos: Todas as semanas um dos cozinheiros desloca-se à horta para recolher o que estiver disponível para a confeção de sopa (regra geral, couve todos-os-dias, espinafres) ou outros pratos (alface). Para tempero recolhem ervas aromáticas (manjericão-de-folhas-largas, salsa, alecrim, tomilho, tomilho-limão, etc.).
Todos os dias é confeccionado chá para disponibilizar à comunidade educativa, quer seja, no bar dos alunos, quer seja no bar dos professores. O chá varia todos os dias e é feito com as ervas aromáticas, presentes na nossa horta.
Atividade 3:
Descrição:
A horta e os jardins da escola são frequentemente visitados pelas turmas da escola no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia e Educação Visual. No caso das duas primeiras, para estudar a biodiversidade e no caso de educação Visual para fazer ilustrações de plantas e animais.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Na nossa horta são cultivadas espécies de flores que dão outra cor e vida à mesma. Destacam-se as rosas e os cravos.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/EcoCarmo-167277056635608/?ref=bookmarks