Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica da Quinta Nova da Telha (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há três meses.

2. Área aproximada da horta (m²):

12

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, colaboram com equipamento.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A regularidade com que vão regar e mondar a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alunos e auxiliares de ação educativa alternadamente regam e mondam a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo (retirado as ervas); revolvido o solo com recurso a máquinas da Câmara Municipal do Barreiro; fertilização do solo com substrato.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo dos alunos envolvidos na horta e respetivas famílias.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Alunos e auxiliares de ação educativa alternadamente regam a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não, não tem sido necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Apenas foram plantadas alfaces na horta dado o curto espaço de tempo até o termo do ano letivo, desde que a câmara teve disponibilidade para vir preparar o solo. No entanto, o clima também não tem estado propício para a plantação de outros produtos.

15.1. Link para a página da horta: