Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Colégio de Lourdes (Santo Tirso)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na festa final do colégio, pretende-se a venda de alguns dos produtos prontos a colher na altura ( ex. pimentos verdes).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A rega e remoção das ervas daninhas é programada semanalmente nas aulas de Ciências Experimentais. Os professores titulares revezam-se com as respetivas turmas para proceder à rega da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Para a fertilização do terreno recorre-se ao material do compostor. De forma a garantir que é restabelecido ao solo os minerais necessários recorremos, sempre que necessário, à rega manual com um regador contendo no fundo casca de ovo e de banana.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na estufa, também com produtos biológicos: tomate, espinafres, couve branca, couve roxa, couve flor, morango, penca, alface, abóbora.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esperamos fazer nova venda, mais direcionada aos Santos populares, na festa de encerramento do ano letivo no colégio.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos tiveram oportunidade de mostrar à autora do livro o espaço de cultivo do colégio.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos do 1º ciclo são convidados, semanalmente, a colher os legumes para entregar na cozinha e assim fazerem parte da sua refeição.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: