Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio de Lourdes (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Ciências Experimentais (1º ciclo), Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi solicitada à família que enviasse calçado mais apropriado para as crianças andarem na horta.
Na festa final do colégio, pretende-se a venda de alguns dos produtos prontos a colher na altura ( ex. pimentos verdes).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem sido uma mais valia no que diz respeito ao incremento da responsabilidade, ao desenvolvimento da motricidade e conhecimento mais alargado da flora.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma do 1º ciclo ficou encarregue de fazer uma plantação. Ajudaram na preparação dos regos e cada aluno plantou um exemplar.
A rega e remoção das ervas daninhas é programada semanalmente nas aulas de Ciências Experimentais. Os professores titulares revezam-se com as respetivas turmas para proceder à rega da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com a ajuda de funcionários do colégio em parceria com os professores envolvidos no projeto.
Para a fertilização do terreno recorre-se ao material do compostor. De forma a garantir que é restabelecido ao solo os minerais necessários recorremos, sempre que necessário, à rega manual com um regador contendo no fundo casca de ovo e de banana.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de produtos utilizados na confeção das refeições; relva, folhas secas das árvores do nosso jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Curgete, beterraba, pimentos verdes, pepinos, brócolos (espaço exterior). Existem ainda várias árvores de fruto espalhadas pelo colégio, nomeadamente laranjeiras, romãzeiras, nespereiras.
Na estufa, também com produtos biológicos: tomate, espinafres, couve branca, couve roxa, couve flor, morango, penca, alface, abóbora.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os produtos vão sendo colhidos diariamente, pelo que não há produção quantificável.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O principal destino dos produtos da horta é para consumo próprio ao nível das refeições diárias, nomeadamente na confeção das sopas, saladas e sobremesas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega manual pelo pé.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, Semanalmente um funcionário responsável pela manutenção do jardim e horta faz uma vistoria pelo terreno do colégio.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na feira de São Martinho, com periodicidade anual, foram vendidos alguns produtos à comunidade que nos visitou. Esteve envolvida toda a comunidade escolar.
Esperamos fazer nova venda, mais direcionada aos Santos populares, na festa de encerramento do ano letivo no colégio.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Apresentação do livro, Rita e a Floresta dos Legumes. Estiveram envolvidos todos os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos. Nesta atividade pretendeu-se estimular os alunos para a prática de uma alimentação saudável e sustentável.
Os alunos tiveram oportunidade de mostrar à autora do livro o espaço de cultivo do colégio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos.
Os alunos do 1º ciclo são convidados, semanalmente, a colher os legumes para entregar na cozinha e assim fazerem parte da sua refeição.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: