Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- os verdes, restos florestais do Jardim e resíduos orgânicos da horta e da cozinha como vegetais, fruta. ricos em azoto
- os castanhos, ricos em carbono folhas secas e ramos do jardim em camada.
- os resíduos são triturados para acelerar os resultados da compostagem
- Controle de temperatura, humidade, oxigenação e inserção de ativadores cinza de madeira e estrume na pilha de composto.
2/ 3 Resíduos Castanhos - Folhas secas, palha, aparas de madeira, ramos das podas, cascas e folhas secas das árvores do Jardim.
1/3 Resíduos Verdes - restos da cozinha pedagógica (legumes, pão, frutos, folhas de chá, borras de café, restos de flores, cascas de ovos) e contributo de professores alunos ede plantas da horta, plantas infestantes e folhas verdes do jardim.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Favas 25 Kg, Couves , repolhos, couve flor e broculos - 20kg ; Abobrinhas - 10 kilos Ervilhas 5Kg ; 5 kg de alfaces; Alhos franceses - 2 kg; Acelgas - 2 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Tanque- 6,33 m3; reservatório- 0,85 m3, a charca com 1,20 m3, e a nova charca em execução 4,8 m3
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Durante este ano letivo cuidamos de 5 galinhas e 1 galo que proporcionaram uma grande dinâmica na comunidade escolar e nas visitas de fim de semana dos habitantes com crianças de Santo António dos Cavaleiros. O galo e três das cinco galinhas nasceram na escola por reprodução natural. As galinhas poedeiras, produziam 4 ovos por dia que por vezes eram cedidos à cozinha pedagógica e outras eram vendidos aos professores ou oferecidos em troca de compostagem orgânica. Este ano demos continuidade à criação de pintos e uma das galinhas doadas, foi posta no choco e já chocou já 3 pintos. Uma das galinhas que nasceu o ano passado na horta, sem a interferência de nenhum ser humano, chocou posteriormente 4 pintos. Atualmente temos sete pintos nascidos na horta da escola.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Continuamos a intervenção de erradicação das invasoras, 10 e 11º ano ciências e tecnologias e humanidades. https://www.hortamandalaesjcp.com/1%C2%BA-tr-erradica%C3%A7%C3%A3o-da-cortadeira-sel
Na semana do agrupamento dedicamos 3 dias ao Eco-escolas dia 26 de abril com a ação de sensibilização “ a nossa casa é um planeta” em que participaram 2 turmas do 8º , 2 do 9º 2º do 10º e duas do 11ºano e 1 do 3º ano Profissional de cozinha e restauração. Nos dias e 27 e 28 Peddy - Papper intitulado Biodiversidade do Jardim com 167 alunos de vários níveis de ensino. https://www.hortamandalaesjcp.com/peddy-papper-biodiversidade
e Eco-trilho https://www.hortamandalaesjcp.com/eco-trilho-esjcp
dedicado à sensibilização para a Biodiversidade, interdependência entre todos os seres e práticas de corpo e mente como a meditação.
15.1. Link para a página da horta: