Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Ponte de Lima)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Horticultura

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacte da horta nos alunos é significativo, havendo mesmo alunos de outros cursos fora do âmbito da agronomia que participam voluntariamente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com o calendário das UCs que asseguram a gestão da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

As caixas são preparadas de acordo com a colocação de solo e composto produzido na escola, sem recurso a fertilização química. Dada a dimensão reduzida das diversas caixas (10m2 cada), todo o trabalho é realizado manualmente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos herbáceos e outros provenientes da separação de resíduos da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espécies hortícolas (alface e couves)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não estimado

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Distribuição por alunos e pessoal da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Água proveniente das minas que abastecem a escola e a rega é feita manualmente pelos cuidadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, pelos cuidadores e supervisionada pelos professores responsáveis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As alfaces e ervas aromáticas são servidas na cantina após a colheita, como forma de utilizar os produtos, com os alunos a divulgar entre os colegas, como momento de partilha interna, que vão comer algo produzido por eles.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta decorrem ao longo de um semestre, como resultado da componente prática de UCs como Horticultura, entre outras, com uma periodicidade semanal, e com a participação obrigatória dos alunos, que, em grupos de 2 ou 3 elementos, são responsáveis por um canteiro. Para além destes momentos, a rega é assegurada fora dos períodos letivos pelos próprios alunos, mas também com a participação de voluntários (outros alunos) que colaboram no processo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O interesse despertado nos alunos para a realização de trabalhos manuais e de contacto com a terra, mesmo em alunos fora dos cursos de agronomia e de veterinária.

15.1. Link para a página da horta: