saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Este espaço de horta foi iniciado este ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Geografia e Físico-Química (disciplinas lecionadas pelas coordenadoras do Eco-Escolas)
3.3. N.º de alunos envolvidos:
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
O pai de uma aluna lavrou a terra com uma motoenxada. Alguns alunos levaram plantas para casa para cuidarem durante o Inverno e devolver à horta na Primavera.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos e a comunidade passaram a usufruir de um espaço exterior mais atrativo podendo ser observadas plantas verdes e com flor, por outro lado a biodiversidade aumentou uma vez que foram atraídos para a horta pássaros, borboletas, abelhas, etc.
Também foram usados produtos biológicos da horta na confeção de refeições na cantina e foram vendidas alfaces, cebolas e couves a membros da comunidade educativa para conseguirmos com essa verba adquirida comprar árvores de fruto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
São distribuídas tarefas pelos alunos: Uns arrancam as ervas daninhas, os outros regam utilizando um regador que enchem nos bidons que recolheram água da chuva (muito pouca pois no Alentejo pouco choveu durante o Inverno). Quando os Bidons estão vazios, o sr. Rui (auxiliar da educação) enche-os, tendo que retirar água através de uma boca de incêndio, pois não temos uma torneira disponível à qual possamos ligar uma mangueira. O solo é muito compacto e difícil de cavar e por isso as coordenadoras do Eco Escolas dão uma ajuda aos alunos que depois incorporam o estrume na terra tornando-a mais fértil e mais fofa.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do solo foi feita retirando as ervas com uma enxada, no entanto o solo continuava extremamente rijo e difícil de preparar, pelo que o pai de uma aluna lavrou a terra com uma moto enxada. Foi nos oferecido estrume de cavalo, por um auxiliar da educação e os alunos envolveram-no na terra à medida que faziam novas plantações.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, cebolas, couves, beringelas, morangos, alfaces, curgetes, batatas, tomates, coentros, salsa, alfazema, hortelã. Também foram plantados arbustos e trepadeiras de flor e árvores de fruto para promover a biodiversidade.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Colhemos cerca de 3,5 kg de favas e os outros produtos colhidos não foram pesados, embora tenhamos tido bastantes alfaces. Alguns ainda não produziram mas já têm flor, como é o caso das beringelas e das curgetes.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
O destina dos produtos que conseguimos produzir em maior quantidade é a cantina escolar e os outros vamos vendendo dentro da comunidade educativa para angariar verba para podermos adquirir outros produtos para a horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos regam utilizando um regador que enchem nos bidons que recolheram água da chuva (muito pouca pois no Alentejo pouco choveu durante o Inverno). Quando os Bidons estão vazios, o sr. Rui (auxiliar da educação) enche-os, tendo que retirar água através de uma boca de incêndio, pois não temos uma torneira disponível à qual possamos ligar uma mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Como a horta é muito pequena fomos retirando manualmente os caracóis e lagartas que apareciam nas culturas. Não tivemos pragas nem doença de plantas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foi confecionada uma sopa de favas na cantina, mas não foram feitos registos fotográficos, no entanto encontra-se divulgado na página da escola, cujo link é:
https://www.aeourique.net/post/eco-escolas-horta-escolar
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Aproveitámos o muro da escola para fazermos uma pequena horta vertical, reutilizando garrafões para fazer germinar sementes de alface, couve, salsa, tomateiros e coentros, quando as plantas atingiram o tamanho necessário foram transplantadas. Também plantámos morangueiros na horta vertical.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.aeourique.net/post/eco-escolas-horta-escolar