Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde Fevereiro de 2023

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Unidade

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A Associação de Pais interviu desde o início na facilitação da implementação da horta na altura dos materiais necessários.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alunos mais empenhados e envolvidos são os alunos da Unidade. Alguns alunos de 7º ano têm estudado as características do solo (granulometria, pH). Uma vez por semana a horta é visitada por uma das turmas do 5º ano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi elaborada uma tabela de intervenção para as regas e na altura das plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza inicial foi realizada por professores. A limpeza de infestastes durante a manutenção é realizada pelos alunos. A fertilização com substrato adubado foi realizada logo após a limpeza inicial e no início da horta antes da plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita comportarem com restos dos cortes da sebe.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento, estão cultivadas alfaces, cebolas, pimenteiros, pepinos, tomateiros, amores perfeitos e malvas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não há produtos produzidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Ainda não há produtos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Há um contentor e regadores a receberem a água da chuva. A maior parte da rega é feita com água da torneira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, pela observação direta das plantas e eliminação manual.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é muito recente e ainda não temos atividades paralelas.

15.1. Link para a página da horta: