Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A regularidade do seu contributo será de acordo com a periocidade dos cultivos das várias plantações que se pretendem implementar (hortícolas, aromáticas e frutos (morangos/limões)).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
em geral, na consecução dos seguintes objetivos:
- promover situações de aprendizagens significativas, para o envolvimento e
enriquecimento global dos alunos, bem como, promover a educação ambiental
e a educação alimentar dos nossos discentes;
- desenvolver competências como a autonomia, a responsabilidade e a
sustentabilidade;
- fomentar a construção do conhecimento em contexto real;
- despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta;
- conhecer o processo de germinação, plantação e crescimento das plantas;
- cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os
recursos que ela nos oferece;
- consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis
e biológicos;
- estimular a destreza motora dos alunos;
- desenvolver a perceção visual, táctil e olfativa, usando a textura do solo, dos
cheiros e da humidade;
- degustar um alimento produzido na horta e colhido pelos próprios alunos;
- promover atividades variadas e diferenciadas, criadoras de mais aprendizagem
para toda a comunidade escolar, implementando, uma nova estratégia de ensino
que passa por criar uma sala de aulas ao ar livre.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
e consequente nova e homogénea distribuição dos nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas. Se necessário, voltar-se-á a remover pedras que surjam à superfície e regular-se-á o solo, alisando o mesmo.
Por fim, colocar-se-á no solo a matéria orgânica obtida no processo de compostagem, como fertilizante natural, sem nunca utilizar produtos químicos.
Durante o ano letivo, vão sendo ajustadas as necessidades de fertilização das culturas cultivadas, pelo que será solicitada a colaboração da comunidade educativa, no sentido de auxiliarem na angariação de todo o tipo de fertilizantes orgânicos e biológicos, como estrume de animais, inclusivamente.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem na nossa horta será implementada ao longo de todo o ano letivo, num ciclo contínuo e interminável de aproveitamento e reciclagem de todos os materiais orgânicos vegetais que serão
produzidos pela limpeza dos jardins que existem na escola, pelo asseio da própria horta e pelos referidos restos vegetais crus utilizados na confeção das refeições dos alunos na cozinha da cantina.
Previamente, será agendada uma formação no âmbito da compostagem, prestada pela Lipor aos professores, assistentes operacionais e famílias envolvidas. Assim como, a frequência de outras formações de interesse para o desenvolvimento e manutenção da horta.
Ainda, consultaremos o link:
https://www.valorlis.pt/media/2015/03/Guia_compostagem2009Valorlis-VersB.pdf
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve coração;
Bolbo de cebolas;
Cenouras;
Tomate;
Girassóis;
Ervilhas;
Morangos;
Limoeiro;
Oliveira;
Espinafres;
Beterraba;
Abóbora;
Courgette;
Aromáticas (salsa, coentros, tomilho, orégãos, alecrim...)
Para melhor consociar estas culturas recorreremos à consulta do link:
https://hortasbio.abae.pt/wp-content/uploads/2020/02/consociacoes.pdf
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
O processo de rega será realizado, sempre, nas horas do dia de menor calor. Preferencialmente, de manhã ou ao final da tarde.
A água da chuva será acumulada num tanque ou bidões e, por meio de um processo manual, utilizar-se-á regadores para o efeito.
A gestão da rega será calendarizada, semanalmente, embora consoante as necessidades de cada cultura, tendo em conta a máxima eficiência e eficácia da mesma.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Para tal recorreremos à consulta do "caderno de combate de pragas" no link:
https://hortasbio.abae.pt/wp-content/uploads/2020/02/Caderno-Combate-de-Pragas_compressed.pdf_compressed.pdf
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Pretende-se envolver os professores e respetivos alunos que assistirão às aulas lecionadas na horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: