Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio Marista de Carcavelos (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

500 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

15

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º, 2º, 3º anos do 1º ciclo; grupo de alunos do 2º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

265

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

25

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que possível, os alunos levam os produtos para casa, para serem consumidos com as famílias.
Algumas famílias de funcionários usufruem de alguns talhões, onde cultivam os seus produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Compreensão da importância dos elementos solo e água no cultivo de produtos alimentares.
Compreensão da do ciclo de vida de algumas espécies vegetais.
Aplicação de técnicas agrícolas tradicionais, associadas a outras mais contemporâneas.
Partilha dos produtos agrícolas com a comunidade.
Perceção da importância da interação animal e vegetal no processo agrícola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na horta existem diversos talhões, distribuídos por grupos de alunos e professores, consoante os objetivos. Assim, todos se organizam por forma a manter os talhões cultivados. Uma vez que existe essa distribuição, cada grupo é responsável pela manutenção do respetivo talhão, designadamente pela execução das tarefas necessárias (preparação do solo, fertilização, escolha das variedades de cultivo, etc.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização inicial do solo (geralmente depois do verão) é feita de duas formas:
- nos talhões mais pequenos, de forma manual, recorrendo a instrumentos agrícolas, tais como a enxada e o farpão;
- os talhões de maiores dimensões são mobilizados recorrendo a um motocultivador.
Depois desta mobilização inicial, e no decorrer dos meses seguintes, todas as mobilizações que vão sendo feitas são essencialmente manuais.
Os resíduos resultantes da limpeza do solo são aproveitados para o compostor, que existe no espaço.

Quanto à fertilização do solo, passo fundamental na obtenção de produtos de qualidade, esta é exclusivamente orgânica, com origem nos seguintes produtos:
- resíduos orgânicos obtidos na componente animal existente na quinta;
- resíduos orgânicos gentilmente cedidos pela Junta de Freguesia;
- resíduos orgânicos obtidos no compostor existente na quinta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados no compostor são essencialmente os resíduos obtidos na limpeza dos diferentes talhões, ao longo do ano letivo. Todos os passos essenciais do processo são executados, por forma a que este decorra da melhor forma.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces e cebolas
Couves de diversas variedades
Alho francês
Ervilhas
Favas
Ervas aromáticas de várias espécies
Nabos
Alhos
Milho, abóbora e feijão
Curgetes
Batata doce

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns são cozinhados no Colégio por alunos e professores, outros são consumidos nas casas de quem cultiva.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega realiza-se essencialmente a partir de água da chuva, quer quando cai naturalmente, quer a que é recolhida em depósitos existentes no local para o efeito.
Quando não é possível, recorre-se a água da rede.
Em ambos os casos, há sempre a preocupação de regar durante as horas de menor calor, principalmente no final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Luta biológica: existência de plantas ornamentais, auxiliares das culturas, que atraem insetos que, para além de promoverem a polinização, se alimentam de algumas pragas, nomeadamente os famosos pulgões.
Luta química: existência esporádica de armadilhas para insetos inimigos das culturas.
Recorre-se ainda a cinzas e borras de café, que, para além de fertilizantes naturais, impedem o ataque de pequenos moluscos (caracóis, lesmas) às culturas mais suscetíveis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Burra
Galinhas de várias raças, nomeadamente algumas raças portuguesas
Patos
Gansos
Ovelhas
Cabras
Porcos da Índia
Coelhos
Gata

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Natureza
As turmas do 1º ciclo têm um horário semanal onde estão na horta com os professores e trabalham os diversos conteúdos do currículo num contexto mais informal.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: