Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2017

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Somos um jardim de infância por isso não há disciplinas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

48

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na época das sementeiras pedimos a colaboração dos pais com o envio de sementes ou plantas para a nosso horta da Joaninha.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com os produtos recolhidosda horta: espinafres, feijões, rabanetes,alface e coentros; temos confecionado sopas e saladas.
Temos recolhido ao longo do ano morangos, pêras e frisális para as sobremesas das crianças.
Também recolhemos limões, abóboras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo do P.Escolar vai uma vez uma vez por semana arrancar ervas daninhas, regar e apanhar legumes e frutos.
Na reunião semanal as educadoras combinam qual o dia em que vai cada grupo do Pré-escolar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Uma vez por semana arrancamos ervas daninhas.
Na época das sementeiras colocamos terra nova em alguns cateiros, esta terra vamos apanhar num terreno onde costumamos ir brincar fora de portas.,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

árvores de fruto: limoeiro, laranjeira, pereira, frisális. outros frutos: morangos e melancia.
legumes: feijões, alface, girassois, abóbora, rabanetes,cenouras, coentros e salsa. Erva principe e alfazema.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio para ajudar a confecionar alguns pratos da instituição.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta da joaninha tem um Bidon(recepiente para a água da chuva).
Quando vamos à horta da Joaninha regar utilizamos a água que está nesse bidon, retiramos com um balde que é a nossa medida e depois registamos numa tabela que está afuxda no hall do pré-escolar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

caracois, combatemos com cascas de ovo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade integrada na semana SER+Verde: Dia da àrvore- plantação de uma árvores de fruto com a ajuda da GNR

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na altura das sementeiras uma idosa do CD da nossa instituição foi nos ajudar na transplatação de algumas culturas que tinhamos realizado em contexto de sala e também explicou às crianças o modo de transplantar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

sementeiras na sala:
Depois de termos limpo a horta e de ter preparado novos canteiros para as nossas sementeira, na sala com as sementes que as crianças tinham trazido de casa demos início ás nossas sementeiras, mas primeiramente fomos ao nosso espaço envolvente recolher terra para que pudesemos fazer as sementeiras.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano letivo não conseguimos ter compustor. O compustor que tinhamos inicialmente fora construido com paletes e o sitio onde se localizava foi este ano alvo de algumas obras que no seu decurso o destruiram. Obras que tiveram de ser realizadas em virtude de derrocadas de terra provocadas pela chuva, o que fez com que não conseguissemos ir a esse local por ser perigoso. Foi um processo algo demoroso. Já foi feito um pedido para a construção de um novo compustor ou a aquisição de um novo.

15.1. Link para a página da horta: