Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Temos recolhido ao longo do ano morangos, pêras e frisális para as sobremesas das crianças.
Também recolhemos limões, abóboras.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Na reunião semanal as educadoras combinam qual o dia em que vai cada grupo do Pré-escolar.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na época das sementeiras colocamos terra nova em alguns cateiros, esta terra vamos apanhar num terreno onde costumamos ir brincar fora de portas.,
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
legumes: feijões, alface, girassois, abóbora, rabanetes,cenouras, coentros e salsa. Erva principe e alfazema.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando vamos à horta da Joaninha regar utilizamos a água que está nesse bidon, retiramos com um balde que é a nossa medida e depois registamos numa tabela que está afuxda no hall do pré-escolar.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Depois de termos limpo a horta e de ter preparado novos canteiros para as nossas sementeira, na sala com as sementes que as crianças tinham trazido de casa demos início ás nossas sementeiras, mas primeiramente fomos ao nosso espaço envolvente recolher terra para que pudesemos fazer as sementeiras.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: