Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
De forma a reforçar a ligação entre a horta e a matéria da sala de aula, os alunos, com total autonomia, exploraram novos conhecimentos através de atividades práticas na horta. Por exemplo, na disciplina de Estudo do Meio, os alunos aprendem o ciclo de vida das plantas através da observação da semente até ao fruto. Em Matemática os alunos já calcularam a área da horta e dividiram-na por parcelas, também colheram morangos que tiveram de partilhar igualmente por todos, semanalmente, vão verificar o crescimento das plantas medindo a sua altura e registam tudo nos cadernos. Em Português, escreveram o nome das espécies plantadas/semeadas em plantas e identificaram todos os canteiros de cada parcela. Estes são alguns exemplos de aulas na horta que passam para as salas de aula.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Ao incluir os alunos no processo de produção, preparação e confeção de produtos da horta biológica, a mesma promove o seu conhecimento acerca dos alimentos e aumenta a probabilidade de, mais tarde, os alunos os considerarem bem-vindos. Por isso, sempre que alguma hortícola está pronta para ser colhida, os alunos entregam-na na cantina para fazer parte das suas refeições.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Os alunos ao trabalhar na horta, descobrem as origens e a sazonalidade das plantas; exploram o gosto e aromas dos legumes; descobrem a ligação entre os ciclos de vida das plantas e o nosso; fazem a recolha dos restos das plantas para elaboração de composto para alimentar as novas plantas da horta; constatam que os alimentos frescos sabem melhor, e que o trabalho duro e paciência levam a bons resultados. Os professores encontram na horta novas formas de abordar os programas curriculares, realizando a prática de atividades experimentais, facilitando a compreensão dos conteúdos e a aquisição de competências das disciplinas do currículo escolar.
Esta horta cumpre todos os objetivos da sua criação:
- Adquirir competências de gestão económica, planificando as culturas durante a época escolar e vendendo e promovendo os produtos da horta durante as estações do ano;
- Melhorar os espaços verdes da escola, o seu ambiente e efetuando uma série de práticas agrícolas biológicas, respeitando a Natureza;
- Fomentar e intensificar os ciclos biológicos no ecossistema agrário (flora e fauna) e manter sempre a fertilidade dos solos e a diversidade genética do espaço;
- Sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente tornando-se um cidadão consciente e responsável;
- Fomentar as relações positivas, dinamismo, relaxamento, prazer e diversão, entre os alunos e também professores e comunidade escolar.
Através do trabalho na horta biológica, com a gestão de tarefas, o planeamento e a organização, a responsabilidade, o trabalho em equipa e a disciplina os alunos estão a adquirir competências para a vida.
15.1. Link para a página da horta: