Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Sala dos 5 anos - As crianças compreenderam a importância de cumprir com as tarefas destinadas a cada um para que a nossa horta pudesse crescer. Além disso, aprenderam sobre vários tipos de vegetais e ervas aromáticas e a sua utilidade. Os legumes foram utilizados para a confecção de pratos para a comunidade escolar como, por exemplo, salada e sopa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Sala dos 5 anos - O solo foi levantado em fevereiro durante três dias. Depois deixou-se repousar. A seguir acrescentou-se mais terra com adubo e novamente em repouso.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Visualmente teve um impacto muito bonito na entrada da escola. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ervas aromáticas e provaram cada uma delas. Neste momento são diariamente utilizadas pelas cozinheiras da nossa escola para temperar os pratos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: